Quero hoje compartilhar o resumo da mensagem que preguei no último domingo, com base no Salmo 103.3: “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades”.
O Senhor sara todas as enfermidades! É uma declaração grandiosa, que foi plenamente confirmada no ministério terreno do Senhor Jesus. Ora, sabendo que o salário do pecado é a morte (Rm.6.33), precisamos entender que nosso ser integral foi adoecido mortalmente pelo pecado. Muitos ministérios contemporâneos têm focado quase que exclusivamente a cura física. Entretanto o que vemos na própria Igreja, é uma multidão de pessoas enfermas no espírito e na alma. Assim, mesmo que conceitualmente possamos nos definir como um ser tricotômico (corpo, alma e espírito) na prática somos um ser integral, onde uma parte pode adoecer ou curar a outra: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv.17,22). Então, vamos hoje meditar sobre esses três aspectos da nossa constituição:
1º) ESPÍRITO – “Pneuma”: O que é o Espírito? É a parte imaterial, é o sopro de Deus insuflado em nós, é o receptor que nos conecta a Deus, é o altar do nosso ser (1 Co. 6.19-20). Nosso espírito somente será saudável quando toda a idolatria for banida e nossa fé se fundamentar unicamente na Palavra de Deus (Tg. 1.21, Mt.7.24). Espíritos doentes são acometidos de dúvida, insegurança, crítica, instabilidade na fé, tendência a heresias, murmuração. A cura do espírito vem pela submissão à Palavra Deus e pela exclusividade da nossa adoração (Lc. 4.8, Tg. 4.5). Pessoas curadas no espírito, possuem uma fé simples e poderosa (Ef. 6.10-18);
2º) ALMA - “psykhé”: A alma está mais ligada às emoções. Ela age e sofre influência tanto em relação ao corpo quanto ao espírito. Por isso, não experimentaremos cura emocional se não formos antes curados no espírito. Esse tem sido o grande engano da Igreja, quando passa a se ocupar mais com a psicologia do que com a Palavra de Deus. É a firmeza da fé que proporciona paz e descanso à alma. (Mt. 11.28-30, Sl. 131.1-3). A alma restaurada exulta na intimidade com Deus, na comunhão com os irmãos e no amor ao próximo, pois prova o efeito terapêutico do fruto do Espírito Santo (Gl. 5.22-26);
3º) CORPO – “sôma”: O corpo se constitui do aspecto físico do nosso ser, o qual carrega as características mais visíveis da nossa identidade. A saúde do corpo depende tanto de fatores externos quanto internos. Parte, depende do ambiente, alimentação, atividade, genética, porém em grande medida, depende também do impacto que nosso espírito e alma exercem sobre ele. Como templo do Espírito Santo, Deus valoriza nosso corpo e nos dá a reponsabilidade de cuidá-lo bem como o aval de buscar a cura, por todos os meios lícitos (Tg. 5.14-16, 1 Tm. 5.23). A cura do espírito e da alma, proporcionam saúde ao corpo (Pv. 18.14). Por isso, é parte essencial da mordomia cristã, cuidar da própria saúde (1 Co. 3.17).
Prezado leitor: Um dia todos nós vamos morrer. Deus sabe como e quando deverá nos levar para si. Mas, quanto enquanto neste mundo, viva de maneira que você possa ser integralmente saudável (1 Tes. 5.23).
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!