Comunidade Cristã | Encantado, 24 de novembro de 2017
"TA NERVOSO?"
Por: Pr. Armando Castoldi
19/01/2012

 

Uma expressão extraída de uma música, foi muito popular algum tempo atrás: “Tá Nervoso? Vá pescar!”. Lembrei disso quando li novamente o episódio que desencadeou o primeiro homicídio da história humana : “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante”Gênesis 4.3-5.
Alguns relatos bíblicos chocam pela sua  linguagem clara e direta. Quando Deus quer dizer algo, não precisa de muitas palavras. Ainda hoje, quando um servo de Deus transmite alguma palavra de profecia ou revelação, são frases curtas que dizem apenas aquilo que realmente precisa ser dito. Deus não joga palavras fora e também não precisa dar justificativas para as suas decisões.   Por isso, se queremos que a Palavra de Deus fale ao nosso coração, a primeira condição é recebê-la como ela é.
Mas qual é o nosso problema? O nosso problema é que sempre queremos explicações. Para nós, “por que sim não é resposta, mas para Deus, “sim é sim” e “não é não”. Assim como em relação a Caim e Abel, podemos questionar  a escolha de Jacó em detrimento a  Esaú, a escolha de Davi em detrimento a  Saul e até mesmo em relação a Judas, podemos pensar que poderia ter sido diferente. Porém eu não  tenho dúvida que Caim, Esaú, Saul, Judas e tantos outros personagens bíblicos que fracassaram, teriam fracassado tantas vezes quantas tivessem sido postos à prova. Em todos eles, vemos algum problema grave de caráter que certamente também teria se manifestado em outras circunstâncias.
Mesmo assim, Deus oferece uma alternativa para Caim: “Então lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”Gênesis 4.6-7.  Nesse ponto Caim deveria ter reconsiderado  sua atitude, porém ele permaneceu na sua obstinação: “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou”Gênesis 4.8.
Morto Abel, a humanidade seguiu os passos de Caim. Infelizmente!   Então, fazemos as coisas de qualquer jeito, construímos nossas “casas sobre a areia” e quando tudo começa dar errado, procuramos alguém para descarregar a nossa frustração.  Na mente de Caim, o problema era Abel, porém se olharmos o texto com atenção, vamos perceber que a oferta de Caim foi anterior ao sacrifício de Abel. Definitivamente, o problema era outro.   Porém, negando-se a sondar o próprio coração, Caim voltou as costas para Deus e descontou em seu irmão.
Eu também às vezes fico nervoso, magoado e triste. Eu também às vezes tenho a impressão que o “universo conspira contra mim”, contudo, tenho aprendido duas importantes lições: 1º) As coisas nem sempre são como eu quero; 2º) Sou eu que decido a reação que vou ter.  
Prezado leitor: Como está sua vida? Você anda nervoso? Você tem se visto constantemente às voltas com os mesmos problemas? Assim como Caim, você também tem sido tentado a pensar que a culpa sempre está nos outros?  Um dia o profeta Jeremias também estava profundamente frustrado com tudo, mas veja a que conclusão ele chegou: “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor” Lamentações 3.39-40.  Se você fizer isso, não digo que todos “seus problemas acabaram”, mas que sua vida será melhor, será!
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br