Comunidade Cristã | Encantado, 24 de setembro de 2017
CORRUPÇÃO
Por: Pr. Armando Castoldi
13/11/2011

 

Como já tenho falado em crônicas anteriores, vivemos hoje um tempo de desconstrução sem precedentes. Sabemos que a História é dinâmica; sabemos que cada geração busca construir seu próprio modo de vida, porém o homem é parte de um sistema que obedece leis. O mundo é um sistema fechado: ou funciona como deve funcionar ou então entrará fatalmente num processo de autodestruição. Por isso, há limites críticos que não devemos ultrapassar!
Como um sistema fechado, tudo aquilo que existe no mundo, seja no plano que for, funciona através da interdependência: a folha que cai da árvore é decomposta pelos microorganismos do solo, que a transformam em alimento para as minhocas, que produzem o húmus, que é absorvido pela  raiz, que produz a seiva, que alimenta a árvore, que gera novas folhas, que realizam a  fotossíntese e depois  também caem. Quando um desses elementos falha ou é retirado, todo o processo é comprometido e, o comprometimento do processo vai gradualmente desativando o processo todo, até que o próprio sistema morre. 
Ora, isso não é nenhuma novidade, porém é exatamente por ser algo que todos podem compreender, que as grandes verdades ensinadas por Jesus tiveram como ilustração esses aspectos óbvios da criação. Seus ensinos envolveram os processos naturais exatamente para demonstrar que o mesmo Deus que governa o mundo físico governa também o mundo espiritual. Portanto, assim como a quebra das leis físicas corrompe e destrói a natureza, a quebra das leis espirituais corrompe e destrói o homem.
O que é portanto a corrupção? É tudo aquilo que faz decair as coisas do seu estado ou função original, transformando uma força criativa numa força destrutiva. Veja porém que a corrupção não é elemento definível em si mesma e nem age por si mesma. A corrupção somente se manifesta quando houver algum elemento que a desencadeie.  No mundo físico esses elementos são chamados de fungos, bactérias, vírus e até mesmo ervas “daninhas”. No mundo espiritual esse elemento se chama pecado, em suas mais variadas manifestações. Tanto no mundo físico quanto no mundo espiritual, esses fatores que geram a morte estão latentes, mas podem ser controlados.  Porém, quando o controle não é exercido, eles espontaneamente entram em ação, chegando a um ponto que seu poder destrutivo se tornará incontrolável: “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim”Mateus 24.12-14.
Ora, quando já é difícil encontrar pessoas honestas nos poderes constituídos, quando já é difícil encontrar um casal que se respeite, quando já é difícil encontrar uma criança bem educada, quando já é difícil encontrar jovens que tenham um namoro saudável, quando é difícil encontrar alguém que não esteja dependente de remédios para dormir ou acordar, quando já é difícil encontrar alguém que não tenha sido contaminado pela pornografia, quando o sexo natural começa ser visto como algo ultrapassado; quando o fascínio pelo ocultismo, pela violência, pelo sinistro, pelo bizarro domina a mente das novas gerações; quando a sociedade como um todo vai perdendo o pudor e a vergonha, quando as leis protegem mais os delinqüentes do que os cidadãos de bem, quando o amor por animais e árvores começa a ser mais forte do que o amor pelo próximo, quando o conceito de Deus é reduzido à mera projeção da mente humana, quando enfim tudo isso salta aos olhos, o que dizer: Que está tudo bem? Que somos bonzinhos? Que estamos saudáveis?
Prezado leitor: Num mundo interdependente e assim corrompido, todos pagarão a conta. Há porém dois modos imensuravelmente diferentes de fazê-lo: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do Evangelho, salvá-la-á” – Marcos 8.35. 
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br