Comunidade Cristã | Encantado, 24 de setembro de 2017
ENGANOS DA CONSCIÊNCIA
Por: Pr. Armando Castoldi
28/10/2011

 

Que o ser humano necessita de limites, não precisamos argumentar. A nossa saúde psicológica depende de uma avaliação honesta que fazemos de nós mesmos. Ainda que talvez fora de moda, a grande maioria das pessoas continua fazendo seu exame de consciência para continuar se sentindo bem consigo mesma. Mas a questão é: O que nos fala a consciência? Podemos apelar para a consciência como se fosse um “deus interior”?    Não, pois normalmente o que forma a consciência são as leis morais aceitas pelo senso comum do seu próprio tempo.
A não ser aqueles que estabelecem para si mesmo um padrão mais elevado, a grande maioria das pessoas se contenta em viver o padrão comum e, de preferência apenas num nível médio: -se sou melhor que alguns e pior que outros, está tudo bem comigo! O problema é que essa forma de pensar acaba sempre afrouxando o padrão. Aos poucos, sem que nos damos conta, mudaram-se os conceitos. Então, dentro do novo padrão a tendência é descer mais um pouco.  Num mundo decaído, não há qualquer possibilidade que mudanças “naturais” de comportamento criem um padrão mais elevado. Se eu deixo de limpar o jardim, logo as ervas daninhas tomam conta. É assim!
Se de tempos em tempos não houver algum evento impactante como uma guerra, uma grande catástrofe natural, alguma epidemia de grandes proporções, ou um avivamento de fé, o espaço entre os absolutos, entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, vão se distanciando tanto, que acabarão se tornando tão difusos como quando ao andar numa grande planície,  já não conseguimos mais distinguir as montanhas ao fundo do próprio horizonte. Nesse ponto, será difícil apelar para as consciências. Aos poucos, sem perceber caímos todos ou quase todos, num sono tão profundo que quando acordamos, sonho e realidade se misturam de tal modo que já não conseguimos mais lembrar quem de fato éramos antes de dormir.
Estamos hoje vivendo esse momento estranho, como se estivéssemos caminhando numa interminável planície cuja extensão vai além dos próprios limites do horizonte.  Adiante de nós, por tanto tempo quanto tivermos tempo de andar, independentemente da direção que tomarmos, tudo será sempre uma grande e interminável planície. Temores e assombros, já não existem. E, ainda que a lógica mais elementar iria pensar na dor, na velhice, na morte, nada disso mais nos afetará, porque simplesmente permitimos que nossas consciências alargassem tanto o horizonte, que a própria morte é vista apenas uma extensão natural dessa planície imaginária -  nem será um salto, apenas mais passo!
A pessoa mais simples compreenderia que a vida não pode ser assim. Entretanto, é ridicularizado aquele que fala das montanhas e dos abismos. Contudo, eu continuarei falando. Às vezes eu afrouxo um pouco o discurso. Procuro alguma forma mais  amena, mais poética, mais divertida de dizer as coisas; tento enfim abrir alguma janela por onde o “Sol da justiça” possa penetrar com Sua luz. Contudo, Deus não poderá falar a consciências endurecidas.
Prezado leitor: A Bíblia não deixa qualquer dúvida: “Assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disto o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” Hebreus.9.27-28. Seja pelas montanhas do sofrimento, seja pelo abismo da morte, ou seja pela vinda de Jesus, entenda que a vasta planície que talvez você vislumbra diante dos seus olhos, é apenas uma ilusão. Se for este o seu caso, meu sincero desejo é você possa acordar desse sono com a clara consciência de sua condição e venha se juntar àqueles que, crendo em Jesus,  “aguardam para a salvação”.
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br