Comunidade Cristã | Encantado, 25 de junho de 2022
UM NOME
Por: Pr. Armando Castoldi
26/01/2022

 

No última Dia de Finados, eu estava em meu escritório, lendo do livro “Jornadas pelo Deserto”, de Bill Lawrence, quando me detive diante do tetragrama - a grafia do nome do Deus em hebraico: IHWH. Os judeus tinham tanta reverência ao nome de Deus, que no temor de que alguém o pronunciasse de maneira vã, ao escrevê-lo, utilizavam-se apenas das consoantes. Por causa disso, não sabemos até hoje como era pronunciado exatamente: se “YAHAVÉ ou “YEHOVÁ”.  Como o som do “H” é aspirado, me vi pronunciando o som de “IV” e, não sei se pelas memórias que o próprio dia suscitava ou por outra razão, surgiu em minha mente de um modo muito forte, o nome do meu falecido pai:  IVO. 

               Foi quase como um choque quando pensei: Será que o nome do meu pai teria alguma origem no nome de Deus? Então fui pesquisar e sim, o nome Ivo significa “Deus é gracioso”. Mesmo tendo estudado um pouco de hebraico, nunca havia passado pela minha mente essa possível associação. Então lembrei que meu pai muitas vezes manifestava um certo ressentimento por ter um nome tão diminuto, especialmente ao comparar-se com nossos vizinhos, que carregavam nomes pomposos: Aquiles, Gervásio, Arquimedes, Francisco, Manoel, Otávio, Reinoldo, Arlindo, Frederico, Abramo. Ele, era  simplesmente Ivo.

               Então, foi quase inevitável me perguntar: Como o meu pai teria reagido diante da vida, se soubesse do poder que seu pequeno nome carregava? Sim, talvez isso tivesse mudado muitas coisas.  Para mim, fez muita diferença que, tendo um nome que sempre dava margem a brincadeiras de mau gosto, um dia eu descobri que “Armando” significava “guerreiro”. Isso reforçou minha autoestima e certamente influenciou positivamente a minha vida, pois eu comecei a me firmar naquilo que meu nome dizia que eu poderia ser, especialmente diante das adversidades.

               Ora, refletindo sobre tudo isso, pensei no quanto o conhecimento de certas verdades, como o significado do próprio nome, pode ser determinante no olhar que temos sobre nós mesmos e sobre a vida. Abraão, ao que se sabe, era um homem comum, quando aos setenta e cinco anos, Deus o chamou para uma missão especial. Porém, mesmo respondendo prontamente a esse chamado, parece que o então “Abram”, não se via exatamente como Deus o via. Por isso, ao seu nome Deus acrescentou uma pequena letra extraído do Seu próprio nome, um simples “H”, que carregava o som fugidio de um vento. Entretanto, esse seria o elemento a simbolizar no seu nome o agir do Espírito, que o transformaria no grande “Abraham”, o “pai de muitas nações”.  (Gênesis 17.5). 

               Prezado leitor:  Independentemente do nome que os seus pais lhe deram e do impacto que esse nome tenha ao seu olhar e daqueles que o cercam,  ao render-se ao amor de Deus, Ele  começará em você  a construção de uma nova identidade e lhe dará um novo nome,  um nome muito especial,  um nome de intimidade,  um nome que só terá o direito de pronunciar, você e Aquele que mais te ama:  “Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” - (Apocalipse.2.17).

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br