Comunidade Cristã | Encantado, 26 de junho de 2022
SOLOS
Por: Pr. Armando Castoldi
26/01/2022

 

No capítulo 13 do Evangelho de Mateus, temos a conhecida parábola do semeador.  Ali são descritos quatro tipos de solos, que ilustram perfis humanos e suas diferentes reações diante da Palavra de Deus: Há corações duros, como o solo à beira de um caminho, onde a semente não chega a germinar, sendo logo levada pelas aves – figura que ilustra a ação do maligno. Essas pessoas podem ser inteligentes, cultas, articuladas, polidas, mas elas possuem uma dureza de espírito; são tão centradas em si mesmas e no próprio entendimento, que literalmente, não compreendem a Palavra de Reino.  

O segundo tipo de solo tem pouca profundidade, é um solo rochoso que não consegue reter a umidade. A semente é recebida, chega a germinar, mas basta um pouco de sol mais forte para que ela murche e morra. Esse solo pode representar pessoas receptivas, que entendem a notícia do Evangelho; que recebem com entusiasmo a salvação e, que por algum tempo, se tornam até testemunhas de Jesus. Mas, por serem superficiais, assim como se animam, se desanimam; assim como se comprometem, rompem com suas alianças; assim como se dedicam a Cristo, conseguem voltar-lhe as costas. São pessoas sensíveis, que respondem facilmente aos apelos emocionais, porém, sustentar o testemunho cristão, exige muito mais do que emoção. Pessoas assim, vêm e vão, porque os seus amores facilmente se transformam em indiferença.

O terceiro tipo de solo é receptivo, mas é também receptivo a muitas outras coisas. Há tantas riquezas no mundo a serem conquistadas; há tantos prazeres a ser experimentados; há tantas seguranças com as quais se cercar que, sendo vida tão breve para tanta coisa, não haverá tempo nem espaço para que o reino cresça e se desenvolva nesse coração e venha a produzir frutos.

Finalmente, há o tipo de solo bom. Ao ouvir a palavra do Reino, talvez essa pessoa sinta mais pesar do que alegria, porque é tocada no mais profundo do seu coração pela consciência do pecado e pela necessidade de redenção. Então, quebrantada se rende aos pés de Jesus. Essa pessoa irá atravessar o rio e destruir a ponte após si. Nem as mais pesadas provações, nem as mais difíceis renúncias a farão retroceder.  Um dia, exatamente por não esconder o custo de segui-Lo, Jesus perguntou aos doze: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” - (João 6.67-69). Exceto Judas, todos eles produziram “a cem, a sessenta e a trinta por um” - (Mateus 13.8).

Prezado leitor:  Fato é que, dos quatro tipos de solos, somente em um deles  o reino de Deus irá prosperar. Então, sem proferir qualquer julgamento; sem constranger ninguém; deixando que cada um julgue a si mesmo e decida por si mesmo, Jesus conclui a parábola com as solenes palavras: “Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça”. (Mateus 13.9).   

 

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br