Comunidade Cristã | Encantado, 20 de abril de 2021
Dia da Consciência Negra
Por: Pr. Armando Castoldi
23/11/2020

 

Assisti ontem na TV Globo, o especial "Fala Negra", lançado com o objetivo de marcar o Dia da Consciência Negra. Ora, é claro que a escravidão foi abominável, mas graças a Deus, já foi erradicada da nossa nação há 132 anos.  O depois, todos nós sabemos que continua sendo difícil, mas é o depois, e o Brasil, independentemente do que quer que se diga, foi o país que mais avançou no sentido de promover uma convivência pacífica entre todas as raças. Minha mãe se criou tendo vizinhos negros, dos quais ela sempre fala com alegria. Eu cresci tendo vizinhos negros. De um modo geral, havia racismo sim. Mas, aos poucos o Brasil foi se miscigenando e avançando e, continua nessa caminhada, entre progressos e percalços. Ora, é impossível que uma pessoa de bom senso, negue essa realidade.

Mas o que a TV Globo fez ontem, não foi apenas resgatar falas negras, mas escolher a dedo falas de ódio e de vingança contra os brancos. Falas compreensíveis em seus contextos temporais, mas que neste momento, somente irão fomentar mais ódio, mais desejo de vingança. A Globo, covardemente, mais uma vez, se utiliza de um pretexto, para levar adiante os seus fins funestos, que é desestabilizar ainda mais a nossa sociedade, num momento já tão difícil no qual estamos todos tão vulneráveis.

Ora, a História revela que desde que o mundo é mundo, os fortes dominam sobre os fracos e os ricos dominam sobre os pobres. É errado? Sim, mas é também um fato, assim como é um fato que africanos escravizaram africanos, como já o fizeram também todos os povos do mundo. Ninguém pode apagar a História e, nenhum sistema, por mais justo que seja, poderá eliminar num passe de mágica, as consequências das injustiças que foram cometidas no passado. A humanidade é pecadora. Todos o são. O fiel da balança, sempre penderá para um lado ou para outro, simplesmente porque poder corrompe, porque o dinheiro compra quase tudo e porque a maldade, como tantas outras coisas, é quase sempre uma questão de oportunidade.

Particularmente, quanto mais leio, ouço e vejo sobre a causa negra, mais me torno um simpatizante dela. Porém, e todos nós sabemos isso à exaustão, o ódio jamais corrigirá coisa alguma. Penso que como as coisas têm andado até aqui, há no Brasil lugar para todos crescerem. Eu sou um exemplo vivo de alguém que conseguiu o pouco que conseguiu, trabalhando muito duro. E quanto ao coração, esse lugar de onde tudo brota, é sempre totalmente redimido, não importa a cor da pele, quando é alcançado pelo amor de Deus.

A Igreja evangélica brasileira é uma prova viva de que isso é perfeitamente possível. Ela tem sido o mais explícito exemplo de que o amor de Deus não conhece cercas nem fronteiras. Já existem DIAS demais em nosso conturbado mundo. Por isso neste Dia da Consciência Negra, apelo à consideração de que lá no final, e inexoravelmente, também haverá dois lados, onde pretos, brancos, vermelhos e pardos estarão inseparavelmente e eternamente juntos. Ninguém é culpado da cor da sua pele; ninguém pode escolher a cor da sua pele, porém, e felizmente, há uma escolha que todos indistintamente poderão fazer: o lugar onde irão passar a eternidade.

 

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br