Comunidade Cristã | Encantado, 07 de julho de 2020
ESPERAS E SEMEADURAS
Por: Pr. Armando Castoldi
25/05/2020

 

                Há uma espera passiva, que sonha, mas que nada faz para conquistar aquilo que almeja. Essa espera nada mais é do que uma ilusão da mente, um engano do coração, uma atitude irresponsável diante da vida: “O preguiçoso morre desejando, por que as suas mãos se recusam a trabalhar” (Provérbios 21.25).

                Mas, existe a espera ativa, aquela que se fundamenta, por exemplo, na lógica do agricultor, que uma vez tendo lançado as sementes no solo, sabe que se vierem as chuvas no tempo certo, haverá farta colheita. Ele não possui o controle sobre o tempo ou o ritmo da natureza, mesmo assim, faz a sua parte e confia. Claro que nada nesta vida é cem por cento seguro; claro que muitas vezes as nossas expectativas se frustram; claro que em todos os nossos empreendimentos haverá sempre uma grande dose de imprevisibilidade, porém, quem segue essa lógica, terá a grande chance de construir um bom futuro.

                Nós estamos hoje vivendo um tempo em que muitas portas se fecharam, o que faz com que tenhamos que lidar com muitas esperas incômodas. Contudo, não podemos cair na armadilha de ficar apenas esperando passivamente que essa epidemia passe, pois essa própria espera tem nos proporcionado um inesperado tempo para abrir o nosso olhar para muitas outras possibilidades. Eu já fui agricultor, e muitas vezes quando alguma colheita se frustrava, o meu pai logo pensava em alguma uma alternativa para compensar os prejuízos sofridos.  Lembro também, que em períodos longos de seca ou excesso de chuva, ele se dedicava a outros trabalhos em casa, antecipando assim tarefas que liberariam mais tempo lá na frente, quando as coisas melhorassem. Para mim, esses períodos de exceção, eram maravilhosos, pois eu podia desfrutar com muito mais intensidade a companhia dele, e aprender muitas coisas novas.

Mas, havia um detalhe importante: as iniciativas eram dele! Entretanto hoje, estamos sendo bombardeados por todos os lados com uma infinidade de propostas para encher o nosso tempo, como se nada tivéssemos para fazer. Será que estamos assim tão ociosos ou sem criatividade?  Ora, para mim sempre pareceu lógico que se não posso fazer as coisas de um jeito, devo tentar fazer do outro; que se não posso fazer algo que havia planejado, devo tentar fazer outra coisa. É claro que não tínhamos como prever uma crise dessa natureza e dimensão e, muito menos a gravidade das consequências que ela nos traria. entretanto, confesso que estou surpreso com as tantas experiências novas que ela está me oportunizando.

                Prezado leitor: Em primeiro lugar, cuide-se! Mas, que esse cuidado vá muito além do  álcool em gel e do uso de máscara. Cuide da sua casa, cuide do seu jardim, cuide do seu corpo, cuide da sua alma, cuide da sua mente, cuide do seu cônjuge, cuide dos seus filhos, cuide dos seus pais, cuide do seu relacionamento com Deus, pois todas essas coisas talvez estivessem sendo negligenciadas pela normalidade da vida. Então, diante desta inesperada espera, viva intensamente o presente e lance as sementes do futuro: “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas serão boas” (Eclesiastes 11.6).

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br