Comunidade Cristã | Encantado, 16 de novembro de 2019
O OÁSIS DE CADA DIA
Por: Pr. Armando Paulo Castoldi
19/10/2019

 

Estamos vivendo dias cada vez mais difíceis. A sociedade como um todo está confusa, sem rumo, desestruturada, doente. Nossos jovens estão se perdendo nas drogas, na promiscuidade sexual, na violência, na apatia pela vida e em número cada vez maior, denunciando suas dores na automutilação e no próprio suicídio. É lógico que há muitos fatores contribuindo para essa situação de caos, mas o grande fator desestabilizador é a crise nas famílias.  E por que que as famílias estão em crise? Porque o casamento, como instituição, está em crise; por que homem e a mulher estão confusos em suas identidades e papeis; por que imersos em tantos projetos pessoais ou em tantas distrações, já não têm tempo um para o outro.

Há um velho ditado a respeito do casamento que diz: “Quem está fora quer entrar e quem está dentro quer sair”. Então, se o ditado é velho, isso revela que, ainda que no passado as separações eram bem mais raras, as dificuldades no casamento sempre existiram. Na verdade, não há dois seres tão semelhantes e ao mesmo tempo tão diferentes do que um homem e uma mulher. A paixão tem um olho só, então, ela sempre nos cega para as diferenças, porém o casamento, com sua consequente rotina, acaba cedo ou tarde, trazendo-as à luz e, lidar com elas, nem sempre é tarefa fácil.  O amor, ao contrário da paixão, possui os dois olhos e apesar de perceber as diferenças, valoriza as virtudes, reforça as semelhanças e trabalha para diminuir as distâncias. Como está escrito, “o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13.7). Porém quando um casal deixa de investir em si mesmo, facilmente sucumbirá diante dos tantos desafios que um casamento e uma família impõem. O amor exige tempo, exige atenção, comunicação, dedicação, e nem todos estão dispostos a pagar esse preço.

Simone e eu já tivemos problemas em nosso casamento? Claro que sim. E, houve um tempo em que, envolvido por tantas demandas, eu já não estava dedicando a ela o tempo devido. Então numa noite eu tive um sonho. Nesse sonho, eu havia levado a Simone para consultar um médico. Ele realizava seu atendimento numa sala aberta, à vista dos demais pacientes e acompanhantes. Enquanto a Simone estava sendo atendida, pensei em fazer uma pergunta ao médico e então, levantando a mão perguntei-lhe se teria um minuto para mim. Como eu não havia marcado consulta, respondeu-me que não, porém em seguida me chamou até ele e disse literalmente: “Eu tenho uma sentença para ti: separa uma hora, todos os dias, para tomar chimarrão com a Simone.”  Com aquelas palavras eu acordei e ao refletir sobre elas, entendi que era uma ordem de Deus. Desde então, aconteça o que acontecer, temos como primeiro compromisso de cada dia esse momento sagrado. Isso mudou a nossa vida, pois mesmo em tempos de deserto, sabemos que temos esse oásis diário, onde juntos e na presença de Deus, podemos ter as nossas almas refrigeradas.

Prezado leitor: É claro que em relação ao sonho, talvez Deus não faça o mesmo com você. Mas, se o seu casamento está em crise, pergunte-se e pergunte a Deus como vocês também poderão criar o vosso oásis de cada dia. Isso poderá fazer toda a diferença!

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br