Comunidade Cristã | Encantado, 16 de novembro de 2019
COMPREENSÃO
Por: Pr. Armando Castoldi
18/09/2019

 

Hoje, dia 17 de setembro de 2018, é uma terça-feira escura e chuvosa aqui em Encantado. Sem muita inspiração para escrever, fui pesquisar no Google para saber se haveria alguma comemoração especial nesta data. Descobri que é o Dia da Compreensão Mundial. E veja o que é dito a respeito: “O Dia da Compreensão Mundial é comemorado anualmente em 17 de setembro. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: a compreensão. Compreensão não significa se anular como pessoa, afinal todos os indivíduos, assim como esteticamente, são diferentes também em relação aos ideais de vida ou comportamento social. Essas diferenças são formadas por vários fatores, como faixa etária, geração, cultura, religião, educação e etc.  A grande questão proposta no Dia da Compreensão Mundial é justamente saber lidar com tantas diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo. A ideia é fazer com que todos os líderes de governo e sociedade em geral pensem e equilibrem os seus julgamentos com paciência e respeito ao próximo. A compreensão abrange os inúmeros tipos de preconceitos e atuais conflitos que existem em todas as sociedades, sejam étnicas, religiosos, sexuais ou socioeconômicos”.

Diante dessa definição, evidentemente lembrei da grande comissão deixada por Jesus, logo antes da sua ascensão: “Jesus aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mateus 28.18-20). É por causa dessa ordem dada por Jesus que o cristianismo foi crescendo, e conquistando o Império Romano, e depois o mundo. É por causa dessa ordem, também, que o cristianismo tem sido tão perseguido ao longo da História. O que cremos e o que anunciamos é que existe somente um caminho para a salvação: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14.6)”.

Não há no Evangelho lugar para meias verdades, divagações e nem alternativas. Ora, isso suscita uma questão obvia: O cristianismo é intolerante? O cristianismo é um obstáculo à paz mundial? Muitos pensam que sim, mas eu respondo com um enfático não, porque seria um absurdo pensar que Jesus não compreendia as pessoas. É lógico que Ele as compreendia, porém a ninguém ele ocultou a necessidade de que deveriam se arrepender dos seus pecados e crer n’Ele. 

Quando eu era Oficial de Justiça, sempre me esforçava muito para compreender as pessoas.  No entanto, eu era obrigado a lhes transmitir uma notícia; uma notícia, cujo desfecho seria inevitavelmente uma sentença. Independentemente de quem fossem, eu nunca as desrespeitava. Ao contrário,  procurava sempre ter empatia com elas, contudo, eu não podia deixar de lhes transmitir a notícia, e muito menos eu tinha o poder de mudar as sentenças.   

Prezado leitor: Num contexto de compreensão, assim é o cristianismo!

 

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

 

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br