Comunidade Cristã | Encantado, 26 de maio de 2019
HONRA
Por: Pr. Armando Castoldi
25/02/2019

 

A honra é mais uma das tantas palavras que na diluição dos conceitos da cultura contemporânea, está se tornando cada vez mais vazia de significado. Entretanto, a honra é um dos fundamentos elementares de todas as civilizações que conhecemos e um conceito absolutamente presente em toda a Palavra de Deus, porque é pela honra a quem de direito, que se preservam os valores fundamentais das sociedades humanas. Onde o princípio da honra é desprezado, perdem-se tesouros morais e espirituais construídos arduamente ao longo de gerações e se abrem as portas para o caos e para toda sorte de maldições.

Mas, o que é honra? A honra é um mérito que se atribui a alguém em função do seu comprometimento com valores comuns e também por posições de autoridade e responsabilidade que detém perante a sociedade. Todos nós, pelo próprio fato de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus, somos portadores de uma honra especial. O mandamento bíblico é que honremos a todas as pessoas (1 Pedro 2.17). Entretanto, nas dinâmicas da sociedade, todas as civilizações atribuem esse valor de forma diferenciada, conforme a importância de cada indivíduo, em função daquilo que é ou que realiza. É essa distinção que firma os valores, harmoniza relações, estabelece ordem e também abre caminhos para as bênçãos de Deus.  

Um pai e uma mãe devem ser honrados pelos filhos, pela simples razão de terem gerado suas vidas: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6.2). Uma autoridade deve ser honrada, pela razão óbvia da posição que ocupa: “Tratai a todos com honra, amai os irmãos, honrai o rei” – 1 Pedro 2.17.  Pessoas mais velhas devem ser honradas, pelo simples fato de que conhecem mais da vida: “Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça” – Provérbios 16.31.  Quando esse princípio está incorporado no senso comum, o ser humano irá progredir continuamente, pois haverá não somente o estímulo para continuarmos desempenhando bem nossos papéis, como também o desafio para buscar novas conquistas. A honra é o grande prêmio das pessoas de bem!

Exatamente por isso, a mesma medida de honra não pode ser atribuída a todos indistintamente. O mundo que Deus criou e estabeleceu, não funciona assim: “Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, das estrelas; por que até entre estrela e estrela há diferença de esplendor.” – 1 Coríntios 15.41.  Mas o que vemos em nossos dias? Jovens desonrando idosos, filhos desonrando pais, alunos desonrando professores, membros de Igrejas desonrando seus líderes, animais recebendo mais honra do que pessoas, réus recebendo mais honra do que suas vítimas, homens recebendo mais glória do que Deus. Pergunto: Como será o dia seguinte de um mundo assim?

Prezado leitor: E pensar que a solução seria tão simples: “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei” – Romanos 13.7-8.

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

 

 

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br