Comunidade Cristã | Encantado, 19 de outubro de 2018
PERSPECTIVA
Por: Pr. Armando Castoldi
01/10/2018

 

A palavra “perspectiva” tem a sua origem no latim. É formado pelo prefixo PER- (através, por completo), SPECERE (observar, ver) e, por fim, o sufixo -TIVO (relação ativa ou passiva).  Perspectiva significa “relativo ao que se vê”.  Sendo assim, sempre que falamos em perspectiva, não estamos falando de um objeto, fato ou conceito em si, mas do modo como os vemos.  A perspectiva, portanto, precisa de um sujeito, precisa de um olhar, precisa de uma definição, que pode estar certa ou errada. A perspectiva não define necessariamente algo, mas apenas descreve uma percepção.

Num tempo de tantas polarizações, é de extrema importância perguntar-se:  Por que vejo o mundo como o vejo?  Por que de repente me percebo pensando diferente daquilo que sempre pensei? Por que tantas coisas que julgava erradas posso agora aceitá-las?  Mudou a realidade ou mudei eu?  Mas neste ponto alguém poderá perguntar?  O que é realidade?  Não é apenas aquilo que eu penso e sinto?  Não! Isso é perspectiva.  Realidade é aquilo que condiz com o real, aquilo que é verdadeiro; as coisas como elas de fato são.

Por mais que queiramos ignorar os fatos, a vida somente é possível por que existe um mundo concreto, regido por leis claras, constantes, inflexíveis. Exemplos não faltam, pois absolutamente tudo aquilo que nos cerca somente existe e se mantém por essas leis, desde os solstícios que criam as estações até a mais diminuta semente que germinará nesta Primavera.  Ora, se você se dobra diante das coisas como estão postas, chega a Primavera e você simplesmente prepara a terra e semeia. Sua perspectiva é óbvia: Você planta na Primavera e colherá no outono. Simples assim!

Mas se é tão simples, por quê, especialmente nestes tempos de campanha política, as opiniões sobre quase tudo, são tão divergentes?  É neste ponto que entram as ideologias. As ideologias não são a realidade. Ao contrário, elas negam a realidade através de lentes falsas, que nos fazem sonhar com um mundo inexistente e inviável.  Na ideologia, você simplesmente embaça os olhos das pessoas e corrompe as perspectivas. Por isso é tão difícil dialogar com pessoas fanatizadas pelas ideologias. Suas mentes foram alteradas e não conseguem mais perceber o mundo real.

Na ideologia, acredita-se na possibilidade de uma sociedade igualitária, ainda que um se ocupe em trabalhar e o outro em  beber cachaça; na ideologia acredita-se que gênero seja apenas uma imposição cultural, ainda que as crianças continuem nascendo com pênis ou com vagina; na ideologia acredita-se  tanto que o mundo será melhor com o Estado sendo o senhor de tudo, quanto com a total ausência dele. Na ideologia, sempre haverá uma perspectiva alterada por que alguém está roubando sua mente para impor algum tipo de tirania.

Prezado leitor: Uma das grandes dádivas da vida é a capacidade de pensar de maneira lógica sobre o mundo e sobre a vida. Se você quer ser feliz e útil ao mundo, fuja das ideologias e corra atrás da verdade. A verdade lhe dará a perspectiva correta sobre todas as coisas, a começar pela capacidade de lidar consigo mesmo: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8.32)

Jesus, a Opção da Vida!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br