Comunidade Cristã | Encantado, 21 de junho de 2018
DEPRESSÃO
Por: Pr. Armando Castoldi
22/05/2018

A depressão é a doença que mais cresce no mundo, sendo considerada o mal do nosso tempo. Como doença, é causada por um desequilíbrio químico em nosso cérebro. No aspecto clínico, obviamente não estou qualificado a falar sobre o assunto, uma vez que não sou médico. Porém, como uma doença que tem efeitos diretos sobre a alma e o espírito, áreas nas quais tenho algum conhecimento, penso que posso tecer algumas considerações a respeito.

Na verdade, a depressão sempre existiu e, se ela se manifesta de modo tão acentuado em nosso tempo, é evidente que a explicação se encontra nas suas causas.  Quando o rei Davi, um homem de Deus, cometeu adultério com a mulher de um soldado seu, e para encobrir seu pecado arquitetou a morte dele, caiu depois em tão profunda crise de culpa, que seu testemunho revela claramente os sintomas da depressão: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Por que a tua mão pesava dia e noite sobre mim e o meu vigor se tornou em sequidão de estio”. (Salmo 32.3-4). Adiante, no Salmo 51 ele suplica: “Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. (....) Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito”.   (versos 8-11)

No caso de Davi, o gatilho que desencadeou a depressão foi a culpa, porém qualquer outra pressão que venha se tornar maior do que nossa capacidade de suportar, acabará desencadeando esse estado de anti-vida. Ora, num tempo em que o mundo oferecia bem menos e onde as expectativas eram bem menores, menores eram também as causas da depressão. O contentamento brotava nos pequenos êxitos e a resignação quase sempre levava à superação dos fracassos e frustrações. Entendia-se que vida era assim mesmo e, mesmo nos momentos em que tudo parecia ruir, voltava-se mais facilmente os olhos aos céus e o coração se aquietava com a esperança que ia para além deste mundo. Ou, simplesmente não se desabava, por que “navegar e viver era preciso”.     

Hoje, tanto no contexto secular quanto no meio cristão, a vida precisa ser perfeita e o sucesso tem que vir a qualquer custo. Nessa frenética busca, onde precisamos ser vistos, precisamos ser apreciados, precisamos ser “curtidos”, precisamos possuir tantas quinquilharias, já não temos mais tempo para curtir um por de sol, nem tempo para cultivar verdadeiros amigos ou flores. Tudo precisa acontecer e tem que ser agora, porque também já não temos tempo para esperar.  Haja cérebro para suportar tudo isso!

Prezado leitor: Na verdade, não é a depressão que nos assalta, como se fosse um vírus. Nós é que temos corrido ao seu encontro, pois, ela está onde sempre esteve: No limite  da nossa autossuficiência. É muito difícil lidar com a depressão depois que ela nos faz prisioneiros, mas seria bem fácil evitá-la: “Por que assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes” (Isaías 30.15). Eis a questão: Queremos? Queremos nos converter e confiar em Deus?

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA! 

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br