Comunidade Cristã | Encantado, 18 de novembro de 2017
REMANESCENTE FIEL
Por: Pr. Armando Castoldi
08/04/2011

 

O tempo que vivemos, definido como pós-modernidade coloca-nos diante de desafios gigantescos, pois a mentalidade corrente desse pensamento é a desconstrução. Num mundo globalizado e pluralista, todas as culturas e experiências se misturam , desencadeando aquilo que alguns estudiosos chamam de “contaminação cognoscitiva”, ou seja, todos os conhecimentos são afetados por outros conhecimentos e assim as essências vão se misturando, avançando uma para dentro da outra até ao ponto de inverter radicalmente alguns padrões que eram tidos por inegociáveis. Especialmente afetados por esse fenômeno estão os conhecimentos que envolvem o comportamento. Não se pode mudar as leis da física, da química, da matemática, porém pode-se mudar a filosofia, a religião, a moral, a ética. Ora, à medida que essa mistura acontece, a tendência lógica é que os padrões antes reprimidos serão agora supervalorizados em detrimento aos valores estabelecidos. Por isso se fala tanto em direito das minorias.
Um fato, porém, é compreender o tempo que estamos vivendo, outro é ter por legítimas todas as mudanças que estão acontecendo. Olhando para a Bíblia, percebemos que a nação de Israel, como povo escolhido, atravessou crises terríveis, porém em meio aos períodos da mais degradante corrupção, sempre restou um remanescente fiel, através do qual Deus pôde depois tomar de volta para si o rumo da nação e levar a termo o Seu propósito.    Jesus foi o ponto culminante desse processo: “Eis que vem dias, diz o Senhor, em que cumprirei a boa palavra que proferi à casa de Israel e à casa de Judá. Naqueles dias e naquele tempo, farei brotar a Davi um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra”Jeremias 33.14-15.
A pós-modernidade, questiona tudo, flexibiliza tudo, relativiza tudo. Porém isso não significa que todo questionamento é legítimo, que toda flexibilidade é positiva, que todo relativismo liberta.   O teólogo americano Peter Berger afirma: “O relativismo liberta, mas a liberdade que dele resulta pode ser muito dolorosa”. Essa é a questão que precisamos considerar se não queremos ser engolidos por essa avalanche de novos conceitos que minam todas as nossas estruturas.  
Pais e filhos precisam refletir e dialogar sobre as mudanças que estão sendo impostas pela mídia e ver até que ponto elas serão positivas para a família; professores e alunos precisam refletir e dialogar sobre as mudanças que estão sendo introduzidas na cultura jovem e ver se elas de fato contribuirão para a construção da verdadeira cidadania; lideranças políticas e sociedade deverão refletir e dialogar sobre todo um arcabouço jurídico que está sendo imposto em nome da pretensa defesa dos “Direitos Humanos” e ver até que ponto essas novas leis de fato criarão  uma ordem social justa e saudável; o povo de Deus deverá refletir e dialogar até que ponto determinadas as mudanças na cultura religiosa, afetarão a integridade da doutrina e da vocação do cristianismo como sal e luz do mundo.   
Há coisas que podem mudar, mas há coisas que não podem mudar, porquanto há coisas que foram, são  e sempre serão certas e outras que  foram, são  sempre serão erradas.   O relativismo pode ser atraente num primeiro momento, mas não  existe a possibilidade de que tudo seja a mesma coisa. Um mundo sem limites é como um corpo tomado pelo câncer.  Seria loucura ignorar tal diagnóstico!
Prezado leitor:  Se você se sente identificado com minhas angústias, quero lhe dizer que mesmo num contexto onde tudo parece ter ficado velho e inútil, onde tudo parecer ter perdido a razão e o sentido, Deus honrará seus remanescentes fiéis: “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova”Jó 14.7-9.
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br