Comunidade Cristã | Encantado, 18 de novembro de 2017
GRATIDÃO
Por: Pr. Armando Castoldi
06/04/2014

Assisti um vídeo na Internet sobre um estudo realizado por um grupo de psicólogos, procurando identificar os fatores que mais contribuem para a nossa felicidade.  O endereço eletrônico está aí e vale à pena assistir – tem a duração de apenas sete minutos: http://www.socialfly.com.br/videos/117.  

O resultado é surpreendente, pois não está relacionado às tantas coisas que normalmente elegemos como prioridade para alcançar a felicidade, e sim com a nossa capacidade de expressar gratidão.

É impressionante o efeito da gratidão, pois ela possui um poder indescritível para mudar instantaneamente a atmosfera mais pesada e quebrar o coração mais endurecido. E fiquei pensando: Quantas pessoas tornam-se amargas, ranzinzas, murmuradoras, por quase nunca ouvem,  ou quase nunca pronunciam a palavra  “obrigado”. 

Sei que Jesus ensinou que não devemos fazer as coisas com o fim de sermos vistos pelas pessoas ou para recebermos recompensa.  Porém, em momento algum Ele sequer insinuou que devêssemos ser ingratos.  Ao contrário, expressar gratidão é um dos temas mais enfatizados na Bíblia e aquilo que esse grupo de psicólogos descobriu, nada mais faz do que reforçar aquilo que já está escrito:  “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” – 1 Tes. 5.18.

Querendo ou não, fazemos parte do mesmo mundo e aqui ou ali, acabamos todos nos “misturando”  e refletindo sobre os ambientes que frequentamos aquilo que está em nosso coração. Se algo não está bem conosco, acabaremos fatalmente contaminando alguém e ao contrário, se estamos supridos emocionalmente, mesmo sem perceber, vamos espalhar alegria pelos nossos caminhos. Mas pergunto: Como sai de casa uma mulher que é tratada pelo marido e pelos filhos como escrava?  Como sai de casa um homem cuja presença e autoridade é desrespeitada pela esposa e pelos filhos?  Como sai para a escola uma criança cujos pais nem tiveram tempo para ver sua última prova ou ajudá-la nos temas casa? E pensando na direção oposta, como volta para casa o professor que não obteve sequer o respeito dos seus alunos?  Como volta para casa o aluno que sofreu “bullyng” na escola? Como volta para casa o pai de família cujo trabalho não é reconhecido?  Como volta para casa a mãe que, sobrecarregada no trabalho ainda tem pela frente todas as demandas de uma família que não a valoriza? 

Bem, não é difícil concluir a razão de tanto vazio, de tanta frustração, de tanta ansiedade, de tanta infelicidade.  Quem não quer sentir-se aceito? Quem não quer ser  valorizado? Quem não quer ser respeitado?  A gratidão preenche todas essas necessidades.  Por isso, se todos nós tivéssemos a sensibilidade e a coragem de expressar gratidão a quem de direito, certamente estaríamos todos com os nossos tanques emocionais plenamente supridos e o mundo seria muito diferente.  É por isso que a Palavra de Deus diz: “Pagai a todos o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei” – Romanos 13.7-8.

Prezado leitor: A gratidão é o meio mais fácil de expressar amor.  Todos nós, por mais supridos que estejamos, ficamos ainda mais felizes quando somos reconhecidos. Às vezes um simples “obrigado”, dito de coração, tem o poder de mudar o nosso dia.  Mas não é estranho que algo tão simples esteja cada vez mais escasso? Por isso, se você também tem se sentido infeliz com a falta de gratidão, comece você mesmo um novo movimento: Agradeça mais! Agradeça mais a Deus, agradeça mais a todos aqueles merecem a sua gratidão. Essa simples disciplina irá mudar sua vida!

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA! 

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br