Comunidade Cristã | Encantado, 23 de setembro de 2017
DICAS DE SABEDORIA
Por: Pr. Armando Castoldi
05/01/2014

 

É um dilema escrever nesta época do ano, pois a impressão que dá é que tudo já foi dito. Quantas receitas você já recebeu para ser feliz em 2014?
O “problema” das receitas é que elas precisam ser postas em prática e isso não é tão fácil quanto parece.  Infelizmente, apesar dos tantos propósitos que são feitos nestes dias, a grande maioria continuará vivendo do mesmo jeito, iludindo-se que irá sair-se melhor por ter usado uma peça de roupa branca, ter comido carne de porco e lentilha, soltado fogos de artifício e estourado uma  champanha na virada do ano.    Como isso poderia funcionar?  A vida não se resolve num passe de mágica!
Mesmo sabendo dessa realidade, arrisco-me a dar a minha parcela de contribuição, falando de alguns princípios de sabedoria encontrados na Palavra de Deus, que levados a sério podem realmente mudar sua vida.   O texto encontra-se em Eclesiastes 11.1-8 e irei  transcrevê-lo à medida que faço alguns comentários. Lá vai então a “receita”:
 1º) Seja prudente e generoso e você acumulará uma grande poupança: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra”. (v.1-2). *Poupe, não desperdice, mas entenda que generosidade abre caminhos que o dinheiro não compra!
2º)Pratique a resignação, porque é o melhor antídoto contra a revolta e amargura: “Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra: caindo uma árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que cair aí ficará”. ( v. 3) *Há fatos que não podemos mudar. Aceitar o imutável e dobrar-se diante das perdas irreparáveis são condições essenciais para que novas portas se abram em sua vida.
3º) Seja determinado e objetivo, assim você derrotará a estagnação: “Quem somente observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”.  Cálculos exagerados revelam insegurança, medo ou preguiça. Vá e faça!
4º) Ande no temor de Deus, pois isto será  o teu equilíbrio:  “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as cousas”. (v. 5) Mesmo diante de grandes vitórias, seja humilde. Deus é quem tem a última palavra sobre tudo!  
5º) Seja diligente e perseverante, porque isso te  levará  à abundância: “Semeia de manhã a tua semente, e à tarde não repouses a tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas”. (v.6) *Dê sempre o melhor, faça mais que a obrigação e certamente os frutos virão!
6º)Pratique o contentamento, pois este é o segredo da felicidade possível neste mundo: “Doce é a luz, e agradável aos olhos ver o sol. Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles, contudo deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo é vaidade.”(v. 7-8). *Numa realidade onde bem e mal se misturam, nem tudo é perfeito, mas vive melhor quem tem um espírito contente e grato.
Prezado leitor: Talvez você pergunte: Como então “tudo é vaidade”?  É que tudo aqui irá passar: As horas, os dias, os meses, os anos, a vida. E tudo irá se perder se Deus de fato não estiver na história. Por isso o livro de Eclesiastes termina assim: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer à luz todas as obras até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más”. FELIZ 2014
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br