Comunidade Cristã | Encantado, 24 de setembro de 2017
VOCÊ É LIVRE?
Por: Pr. Armando Castoldi
14/11/2013

A cidade de Cafarnaum, situada ao Norte do mar da Galiléia, era o lugar onde Jesus ia  com mais frequência. Ali moravam seu amigo Lázaro, a quem Ele ressuscitou da morte e suas irmãs Marta e Maria.  A casa deles era normalmente seu lugar de descanso.  Por ser uma cidade de fronteira, possuía uma alfândega e em consequência disso, também uma guarnição de soldados romanos.  Um dia, ao entrar na cidade, vieram ao encontro de dele alguns judeus, a pedido do comandante daquela guarnição, para que intercedessem pela cura de um dos seus servos, que estava gravemente enfermo. 

Jesus prontamente se dispôs a ir até lá.  Mas quando estavam já se aproximando da casa, ele enviou rápido outra comitiva ao encontro de Jesus com a seguinte mensagem: “Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz”.   E o texto continua: “Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta. E, voltando para casa os que foram enviados, encontram o servo curado” – Lucas 7.6-10.

Há muitas coisas que poderiam ser ditas a respeito de um texto tão rico, porém quero me ater a um único detalhe: Aquele homem compreendia como o mundo funcionava! 

Ora, nenhum ser humano é livre de sujeições.  A única liberdade que pretensamente temos é escolher a quem iremos nos submeter.  Porém na prática, até mesmo esse poder é extremamente limitado: O mundo físico nos impõe sujeições; os nossos relacionamentos nos impõem sujeições; as condições sociais nos impõem sujeições; os sistemas políticos nos impõem sujeições e de tal maneira, que até mesmo as sociedades mais democráticas, em nome da liberdade propiciam a proliferação de uma infinidade de mecanismos de escravidão.  E quanto ao nosso mundo interior?  Pior ainda, pois quando vamos olhar de perto a vida daqueles que proclamam sua autonomia, percebemos que tal postura nada mais é do que o resultado de uma longa lista de sujeições que inconscientemente foram  assimilando ao longo da vida.  Sem perceber, tornaram-se escravos dos enganos do  próprio coração. Sua filosofia é sua escravidão!

Debatendo com os judeus, Jesus não precisou de muitas palavras para sentenciar a questão: “Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado” João 8.34.  Escrevendo aos  romanos sobre o mesmo tema,  o apóstolo Paulo coloca  a seguinte interrogação: “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” – Romanos 6.16.

Para clarear mais a questão, coloco ainda algumas perguntas?  Hoje, num tempo em se apregoa tantas liberdades, por que o mundo se torna cada vez pior? Por que os relacionamentos estão cada vez mais difíceis?  Por que se perderam tantos valores éticos e morais?  Como explicar tanta corrupção? Como justificar tantas perversões?  Simples: As pessoas estão se sentindo livres!   Mas não é estranho que se sintam assim?

Prezado leitor: Há um único caminho para a liberdade: O retorno à nossa origem.  Nós fomos criados por Deus. Ele possui um direito legítimo sobre nós.  Se  escolhemos amá-Lo e obedecê-Lo, na sujeição a Ele, encontraremos nossa verdadeira identidade e assim seremos livres. Do contrário, caminharemos inexoravelmente para a escravidão, sem exceções.  É disso e não de “outra liberdade” que Jesus estava falando, quando disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”João 8.31-32.  Você é livre?

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA! 

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br