Comunidade Cristã | Encantado, 24 de novembro de 2017
A GRANDE DIFERENÇA
Por: Pr. Armando Castoldi
30/01/2013

Talvez como um mecanismo de defesa contra às quase infinitas possibilidades de sofrimento e morte, a maioria das pessoas procura evitar o assunto.  Mesmo sabendo que o perigo pode estar na próxima esquina, no fundo pensamos que nunca acontecerá conosco.  É certo agir assim?  Em parte sim, porque por mais preparados que pensemos estar, não sabemos que mal poderá nos sobrevir. Normalmente o que nos acontece não é aquilo que tememos.  

Contudo, existe uma diferença colossal entre a ansiedade e a prudência.  A ansiedade  está ligada à fantasia, a prudência está ligada à realidade.   Preocupar-se excessivamente com algo que está completamente fora do nosso controle é loucura, mas ser precavido contra possibilidades reais, é sabedoria.

Como tenho um sítio, há alguns anos atrás comprei uma  motosserra.   Foi um processo demorado, pois todos nós sabemos que é uma máquina tão útil, quanto perigosa.  Quando finalmente decidi adquiri-la, trouxe-a para casa, analisei-a minuciosamente, abri o manual e li com muita atenção todas as instruções.  Não satisfeito, pedi ao vendedor  que fosse comigo ao  meu sítio, para me  passar algumas orientações práticas.   Somente depois de todos esses procedimentos  passei  a utilizá-la.    Então, em relação à  motosserra,  acredito ter  seguido todas as normas de segurança.  Mas o fato é que nem sempre agimos assim e  acabamos, por alguma razão, deixando muitas áreas descobertas em nossa vida, o que às vezes, pode ser fatal.

É o caso da triste tragédia ocorrida na madrugada do último domingo na cidade de Santa Maria.  Não há como dimensionar o tamanho da perda; não há como dimensionar o tamanho da dor.  Mas talvez a maior dificuldade daqueles que perderam seus entes queridos   será conviver com a ideia de que  tudo poderia ter sido tão facilmente evitado. Infelizmente esses por quês serão como fantasmas a torturar as horas de silêncio dessas pessoas.   E cabe a nós todos aprender com essas lições, ensinadas de forma tão dura.

E quais são as lições?  Eu sei que esse episódio provavelmente servirá como um divisor de águas em muitas questões relacionadas à segurança.  Muita coisa irá mudar a partir de agora e, esse será de fato um grande ganho para a sociedade. Mas há um aspecto sobre o qual os meios de comunicação pouco ou nada irão dizer. Então, a mim cabe falar exatamente sobre isso. Não querendo absolutamente minimizar o tamanho da tragédia e tendo o máximo respeito com aqueles que perderam seus entes queridos, quero apenas ressaltar um aspecto que parece ficar sempre encoberto.  Ora, independentemente do número de pessoas que morreram ao mesmo tempo, a morte é individual.  Ainda que o mundo terminasse hoje, cada um morreria sua  única vez.  É por isso que a Palavra de Deus afirma de forma tão categórica o óbvio, exatamente para que possamos nos dar conta que há uma realidade inescapável que se impõe a todos: “...Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” - Hebreus 9.27.

Prezado leitor: É lógico que devemos nos esforçar para  ter uma vida longa, saudável e feliz.  É lógico que a ordem natural é que morram os velhos e não os jovens.  É lógico que eu desejo ver essa ordem cumprida em mim, na minha família e em todos -  É um dever amar a vida!   Entretanto, desde criança eu considerava a seriedade do fato que poderia morrer a qualquer momento.  Por causa dessa consciência, a descoberta mais importante da minha vida  foi saber que eu poderia me preparar com antecedência.  Jesus deixou uma promessa tão clara: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. (João 5.24). Tomar  posse dessa promessa,  fez para mim toda a diferença. Se você crer, fará toda a diferença para você também. Creia!

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA! 

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br