Comunidade Cristã | Encantado, 24 de novembro de 2017
SALVE A RAZÃO
Por: Pr. Armando Castoldi
23/10/2012

As novelas da Globo, do ponto de vista artístico, são perfeitas.  É impressionante o tom de realidade que seus atores podem dar a qualquer fantasia. Não é à toa que o Brasil literalmente parou na última sexta-feira à noite, para assistir o final de “Avenida Brasil”.

Eu sempre digo que a Globo exerce o papel profético ao inverso.  Um profeta prepara o futuro e é exatamente isso que a Globo tem feito através das novelas.  Bem ao contrário do que muitos alegam, não é a realidade que inspira a fantasia, mas a fantasia que inspira a realidade.   As novelas da Globo mudaram o Brasil!

Há anos eu tenho acompanhado o conteúdo de algumas novelas.  Até hoje sequer uma delas apresentou uma família nos moldes tradicionais e que assim permanecesse até o final.   Felizmente a realidade ainda não é assim. Mas, como “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, a realidade vai gradativamente se amoldando à sedução. 

Alguém dirá: Ah! Que graça teria na novela uma pessoa normal? Que graça teria na novela um casal que vivesse em harmonia? Que graça teria na novela um jovem que tivesse uma vida pura e um namoro saudável?  Que graça teria na novela uma mulher que reservasse sua sensualidade exclusivamente para o marido? Ou um marido que fosse inteiramente fiel à sua esposa?

Entretanto, para parecer construtiva, para parecer “anjo de luz”, a Globo condena veementemente a violência doméstica, as drogas, a prostituição, a gravidez na adolescência e tantos outros males sociais.  Mas o que ninguém parece perceber é que a grande causa desses males, todos eles, decorrem exatamente da desestrutura familiar que a própria Globo incita.  As novelas reeditam literalmente a sedução do jardim do Éden: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Gênesis 3.6).

Nesse mundo virtual tudo soa tão atraente, tão interessante, tão saboroso, tão libertador que a lógica irresistível é: Por que não experimentar? Então só depois, quando os olhos inevitavelmente se abrirem e a própria nudez for  descoberta,  é que subirá pela garganta  o gosto amargo de ter sido enganado. 

As novelas estão cada vez mais perfeitas e a sociedade cada vez mais podre! Por quê? Por que as novelas tem um dia marcado para terminar, mas  a vida real não; por que as  novelas tem um  final fabricado, mas a  vida real não;  por que  ao final das  novelas,  os atores voltam para suas mansões com  fama e  conta bancária engordadas, mas para quem embarcou na fantasia, sobra apenas a nua e crua realidade da vida.  Mas também isso não é problema: Haverá  sempre um novo balão  pronto para partir. 

Na Turma do Balão Mágico, “PlunctPlactZum” não ía a lugar nenhum.  Mas será que não ía mesmo?   O problema é que foi.  Inclusive morrendo ainda jovem, como vítima do alcoolismo, o próprio autor da música.  Ora, tudo leva a algum lugar, porém quem se deixa seduzir nunca pergunta pelo final da viagem.

Agora então, a última sugestão apresentada em Avenida Brasil foi a poligamia. Sim, com direito a casamento na sede do “Divino Futebol Clube”, afinal, o futebol não é o “deus” desta nação?  E, a nova sacada: Quem disse que casamento precisa da bênção do  Deus, ou do Padre, ou do Pastor?   E assim, mais uma profecia vai se transformar em realidade.  Mas a questão é: Sem o gosto amargo da realidade?  Na novela sim, na vida real, pode apostar que não!

PREZADO LEITOR: A arma da sedução é anular a razão. Se você não puder mais pensar de maneira lógica, estará de fato perdido. Lembra quem morreu na cruz pelos seus pecados?  Contudo, uma inumerável multidão, pelo tempo que a Globo determinar, dia após dia irá exaltar Jorge, um Jorge que a ninguém pode salvar.

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br