Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
MANUTENÇÃO
Por: Pr. Armando Castoldi
19/04/2012

 

Em nossa Igreja adotamos o modelo de células, que na verdade são pequenos grupos que se reúnem nas casas. Assim, além da comunhão dos cultos temos esses encontros mais íntimos, onde num espaço mais restrito e informal podemos nos conhecer melhor, desenvolver relacionamentos mais profundos, estudar mais atentamente a Palavra de Deus, compartilhar as necessidades e orar uns pelos outros. 
Normalmente começamos as reuniões com uma pergunta quebra-gelo. A pergunta que faz parte do roteiro desta semana é a seguinte: “Há algum texto específico da Palavra de Deus que serve de “Norte” para sua vida?”
A Bíblia é um manancial inesgotável de revelação e de sabedoria. Assim, praticamente para cada área da minha vida há algum texto que me marcou de maneira especial.   Um desses textos está no Salmo 91.7: “Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás abalado”. Li essa palavra bem no início da minha conversão. Poderíamos talvez interpretá-la de muitas formas e aplicá-la em diferentes situações, porém o que o Espírito Santo falou ao meu coração naquela época é que, ainda que muitas pessoas viessem a se desviar da fé eu iria permanecer; ainda que muitos daqueles que estavam ao meu lado viessem um dia a negar a Cristo, Deus me daria a graça de perseverar.  
Esse texto tem me acompanhado desde então e, em meio às tantas crises que vieram; diante das tantas pressões, opressões e provações que quiseram me fazer retroceder, a confiança nessa Palavra viva para mim, fez a grande diferença.
Mas dito isso, quero falar de outra texto importante, que justifica o título desta mensagem. Está em Provérbios 10.18: “Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa”.   Essa Palavra também me foi revelada mais ou menos na mesma época.   Talvez eu não soubesse o por quê esses textos sem tanta relevância teológica e aparentemente desconectados entre si, tivessem me marcado tão profundamente. Porém hoje, olhando para trás percebo que de fato eles foram absolutamente determinantes.
Quem possui uma casa sabe o quanto a manutenção é essencial. É assim que muitas casas literalmente desabam em pouco tempo e outras, embora muito velhas, mantêm a aparência de novas. Evidentemente que há um segredo nisso: o olhar atento do dono e o cuidado para não deixar que os problemas se agravem e se acumulem.   Se temos esse olhar e esse cuidado constantes, nossa casa permanecerá bem conservada e sem grande custo. Esse princípio, se aplica a todas as áreas da vida.
O que leva uma casa a cair, o que leva uma empresa à falência, o que leva um casamento ao fracasso, o que leva os pais a perderem o amor dos filhos, o que leva enfim um cristão a retroceder na fé, normalmente é a falta de manutenção.
Quando eu compreendi e tomei posse da salvação em Jesus Cristo, eu estava recebendo uma nova casa espiritual. De fato, a Palavra de Deus diz que se alguém esta em Cristo é uma nova criação. O perdão e a purificação que alcançamos no sacrifício de Jesus, faz que um pecador seja transformado em templo do Espírito Santo. Nada nem ninguém poderá mudar esse fato, pois essas são as promessas de Deus. Contudo, como responsável por esse precioso bem, entendi que cabia a mim prover a sua manutenção. É assim que as coisas são. É por isso que uns perseveram, outros retrocedem.
Prezado leitor: Ao falar sobre a bondade do Pai celestial, Jesus disse que Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz vir chuvas sobre justos e injustos. Sempre teremos alguns motivos para reclamar da vida, mas para todos nós, a própria vida em si é um presente inestimável. Talvez você esteja em sofrimento; talvez você já tenha perdido muitas coisas importantes, porém a questão mais importante é: Como você está cuidando daquilo que ainda possui?
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br