Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
A HISTÓRIA AO REVERSO
Por: Pr. Armando Castoldi
29/03/2012

 

Ao olhar para as incoerências do ser humano, incluindo as minhas, lógico, chego à conclusão que se eu fosse ou estivesse no lugar de Deus, provavelmente já teria posto  um fim nesse lamentável destino que o homem tem dado a si mesmo.    
Nesta semana eu estava relendo o livro de Levítico. O Livro de Levítico pertence ao conjunto dos primeiros cinco livros da Bíblia, que se chama “Pentateuco”. Os judeus chamavam simplesmente de Lei. O termo “Levítico” é uma derivação da tradução grega que significa “assuntos pertencentes aos levitas”, uma classe de homens encarregados de exercer o sacerdócio dentro da nação de Israel. O título original na língua hebraica, no entanto, é “Vayikra” que significa “E ele chamou”. 
A expressão hebraica traduz melhor o conteúdo do livro, pois seu teor básico pode ser resumido numa mensagem elementar: O Deus santo chama um povo para viver seu padrão de santidade. E falando em semântica, a palavra santidade significa literalmente “separar” ou “ser separado para Deus”.   Dentro da terminologia do culto do Antigo Testamento tudo o que era separado para Deus, era considerado santo.
Então, lendo o livro de Levítico, tive mais uma vez essa terrível sensação de que pelo padrão de santidade de Deus eu já teria sido morto “umas quantas vezes”.  Mas foi exatamente por isso Deus nos deu a Sua lei, para que pudéssemos ter um parâmetro para aferir a nossa conduta; para que não perdêssemos a referência de quem somos; para que pudéssemos compreender o grau de responsabilidade que pesa sobre nós.   
De fato, há algo errado conosco e, das tantas formas que poderíamos descrever essa condição talvez ninguém tenha sido mais exato que o Rei Salomão: “Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal”Eclesiastes 8.11.   
E não é assim? Não somos exatamente como crianças teimosas que insistem em colocar a mão sobre a chapa quente do fogão?   Essa provocação, aliás, não é privilégio daqueles que não conhecem a Deus, porque infelizmente a trajetória do cristianismo continua sendo manchada por exemplos bem concretos desse abuso.
Você pode perguntar: Como isso pode acontecer? Bem, essa é a grande prova da nossa inclinação maligna; essa é a grande prova que estamos todos à beira de um abismo sem fim; essa é prova de que nas mãos do homem as coisas mais sagradas podem ser corrompidas. E isso prova enfim, que a Bíblia é verdadeira!
Por isso, eu leio a Bíblia toda e não somente aquilo que parece ser mais conveniente.  E  quando a leio, me deparo com três realidades: Primeiro, encontro a realidade de Adão, o homem decaído, a minha própria natureza que sempre quer me induzir a transferir a culpa e me esconder de Deus.  Depois encontro a lei, que me desafia, me apavora e me condena, pois não consigo cumpri-la.  Mas finalmente, se prossigo, encontro a Jesus. Diante dEle, não tenho outra coisa a fazer senão me curvar em reverente submissão.
Jesus, sob todos os aspectos, é tão diferente: “O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquela que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”1 Pedro 2.22-24.
Prezado leitor: Veja que fato extraordinário! Sendo Jesus quem é, e tendo feito o que fez, criou uma ponte sobre esse abismo instransponível entre a nossa natureza corrompida e a perfeita lei de Deus.  Por sua vida, morte e ressurreição, Jesus realizou o inconcebível feito de escrever a história humana ao reverso, tornando possível, por exclusiva graça , o nosso retorno ao Pai.  Isso define a Páscoa!
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br