Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
INCOERÊNCIA
Por: Pr. Armando Castoldi
13/02/2012

 

“É incoerente dizer que o homem é bom e é incoerente dizer que Deus não é bom por causa da maldade humana”.
Deus não precisou criar o Mal para que o mesmo exista. Deus só criou coisas boas e vitais, mas o desequilíbrio e a desordem, que surgiram pela subtração do que já existia, são os causadores daquilo que hoje entendemos por Maligno. Lembre-se de uma coisa: o Universo é ser diferente de Deus em natureza porque não faz parte de Deus, não está dentro dEle, não é a Sua "continuação", mas, sim, é obra criada por Ele, logo, diferente do mesmo, estando num lugar que é propriamente seu.
A questão que sobra é: Poderia o homem ou Lúcifer, criados originalmente bons, terem  condições de promover tal desequilíbrio ou desordem? É aqui que entra outra questão que tentarei explanar, primeiramente, com uma figura: pedras são neutras, nem más nem boas, mas o homem, mesmo sendo bom, pode, pela inocência e ignorância, empilhar muitas delas de forma a atentar contra a própria vida.  Eis o exagero! A libido sexual, por exemplo, é como uma dessas pedras. Se o homem erguer montes descomunalmente grande delas, poderá ser soterrado, abatido, por elas. Tudo depende do nível de interesse e estímulo depositado em cada caso específico.  E aqui entra outra questão essencial: o livre-arbítrio, ou seja, a liberdade humana, regida pelo senso moral e pela vontade individual, de fazer e ser aquilo que, por opção, desejar. A única forma de um Deus relacional e intelectual se relacionar verdadeiramente com um ser é criando-o com intelecto e liberdade, pois um Deus racional jamais teria satisfação numa criatura robótica programada para suprir obrigatória e involuntariamente a Sua vontade, pois o próprio Deus não é uma máquina, um programa que responde a códigos e ritos vazios. Da mesma forma que me parece necessário termos Cristo como passível de pecar para que a Sua vitória sobre o pecado tenha sentido e mérito. Creio que a única forma de o homem realmente agradar a Deus é havendo a possibilidade de desagradá-Lo, pois dessa forma, quando o agrado existe, ele não o é por programação, teatro, manipulação divina - como se Deus precisasse de um espelho para se sentir valorizado. Leve em conta que uma criatura regida por uma espécie de fatalismo divino seria como um espelho para Deus, mas ao contrário, é produto de opção, de escolha voluntária, regida pelo temor, amor e esforço por corresponder ao Criador e, somente dessa forma, se constitui um relacionamento. O homem somente pode obedecer a Deus se houver a possibilidade de desobedecê-Lo. Se não houvesse essa possibilidade ele não "obedeceria", apenas "seria" - o "certo" só se evidencia com a existência do "errado". Essa liberdade instituída por Deus com o intuito constituir uma relação de amizade profunda com o homem vinha com a possibilidade de desobediência e desagrado. A liberdade de ação humana foi o que possibilitou o homem de empilhar as pedras do amor próprio em exagero e, pela desordem e desequilíbrio, haver o soterramento da criatura humana em idolatria e consequente afastamento do Pai.  A atitude humana diz algo e o Criador, racional, o entende muito bem, respondendo-o segundo a vontade da criatura livre, que diz: "Eu não quero mais me submeter ao Senhor". 
Hoje vivemos num mundo privilegiado, pois O Filho já esteve entre nós uma primeira vez e consumou a primeira etapa de Sua empreitada nesse mundo, inserindo na Criação, corrompida, o traço perfeito da Criação genuína para os que isso desejarem, faltando somente a segunda etapa, que será o julgamento eterno dos que insistirem na corrupção.
Prezado leitor: Considere a bênção de poder escolher!
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
*Extraído, com adaptação,  de uma publicação de Natanael Pedro Castoldi, em seu blog: http://miranteparaverstellen.blogspot.com/  
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br