Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
REFORMA
Por: Pr. Armando Castoldi
04/11/2011

 

No dia 31 de outubro último, celebramos o dia da Reforma Protestante. Lá se vão 494 anos. É muito tempo! Então, para refrescar a memória vão algumas informações: Um monge católico chamado Martinho Lutero, lendo as Escrituras deparou-se com uma verdade que até então estava encoberta ao seu entendimento: “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá pela fé” . (Romanos 1.18)
Este foi o grande argumento teológico de Lutero, uma vez que essa revelação de fato mudou sua vida, trazendo descanso a uma alma sedenta da paz com Deus. Porém houveram muitos outros motivos que tornaram possível um movimento de tão grandes dimensões. Entre as forças que pressionaram a reforma podemos destacar: 1º)A relutância da Igreja Católica Romana medieval em aceitar as mudanças sugeridas internamente por outros reformadores sinceros como John Wycliffe e Jan Hus e pelos líderes dos concílios reformadores; 2º) A influência do humanismo renascentista; 3º) As mudanças geopolíticas produzidas pelo surgimento das nações-estados, que se opunham ao poderio universal do papa; 4º) A formação da classe média, que se revoltava contra os altos tributos pagos a Roma. Fixada em seu passado clássico a igreja romana permanecia indiferente às forças dinâmicas que estavam formando uma nova sociedade, e isso, expôs de forma inevitável a vida corrupta, sensual e imoral que a minava internamente.  Lutero então, acendeu o estopim!
Como a História é dinâmica, as glórias do passado nunca são suficientes para justificar os erros do presente. O saudosismo é atraente, mas pouco resolve quando se torna apenas uma estratégia de fuga. Fui levado a pensar nisso, pois vivendo hoje no meio evangélico, entendo importante ao menos lembrar que Lutero soube discernir seu tempo e foi suficientemente corajoso para fazer diferença.  Assim, diante de Deus ele está justificado pela fé, pois afinal este  é o único meio de salvação, mas graças às obras que sua fé produziu, ele foi também justificado pela História. Lutero conseguiu captar a essência daquilo que está escrito em Efésios 2.8-10: “Porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.  
Por isso, passados quinhentos anos, ao falar da vida de fé de Lutero, somos obrigados a lembrar também de suas obras. A fé mudou sua vida; suas obras mudaram a História!
Toco nessa questão, pois se a Igreja Evangélica olhar meramente para o seu passado, incorrerá no mesmo erro do catolicismo medieval. Então, se devo ressaltar a importância de Lutero, não posso ser cego aos males que hoje minam o movimento que ele mesmo desencadeou. Vejo com tristeza que quase todos os pecados que corromperam o catolicismo medieval, estão presentes em alguma medida no movimento evangélico: A idolatria das lideranças, que pouco difere do poder papal; a busca pelo poder temporal – a política sempre corrompe a fé; a voracidade econômica, que empobrece o povo para construir catedrais; a comercialização de objetos “ungidos, que pouco difere da venda de relíquias; a excessiva valorização da contribuição financeira como medida de espiritualidade, que tanto se parece com  venda de indulgências.
Prezado leitor: E daí?   Daí que por causa da nossa natureza corrupta, tudo o que é humano precisa de reforma, ou sendo mais preciso, de uma nova forma. Cada geração precisará ter seus “Luteros” e cada ser humano precisará ser um “Lutero” para si mesmo, para que possa encontrar a salvação de sua alma e cumprir sua missão neste mundo.  Enfim, todos nós precisamos ouvir aquilo que Jesus disse a Nicodemos: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”João 3.3
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

 

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br