Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
A SIMPLICIDADE DA FÉ
Por: Pr. Armando Castoldi
26/08/2011

 

Para a mente crítica, o cristianismo pode parecer simples demais para ser verdade, mas exceto quando deliberadamente queria confundir seus oponentes, Jesus falava de maneira simples, para que até mesmo as crianças pudessem compreendê-lo. Ora, se a compreensão do Evangelho dependesse de uma dedução filosófica ou de um experimento científico, quem seria salvo?   Deus mesmo nos criou com a capacidade de fazer perguntas, porém é sábio que num determinado tempo da vida perguntemos se de fato desejamos alguma resposta. Não seria errado, por exemplo, tentar calcular o volume de água de um rio, ou medir a velocidade de suas correntes, mas a pessoa preocupada com muitos detalhes talvez nunca tome tempo para pescar, tomar um gostoso banho, ou simplesmente sentar-se à margem e ficar apreciando o mover das águas. Aqueles que querem saber todos os mistérios do mundo espiritual, infelizmente sairão frustrados, porque Deus não pode ser colocado num tubo de ensaio. Porém, assim como as águas do rio, Deus pode ser experimentado até mesmo pelo mais simples dos seres humanos.
O direito de perguntar é legítimo. Deus jamais desejou anular nossa racionalidade. Se eu não tivesse feito perguntas, provavelmente também nunca teria me convertido. Porém chegou o momento quando entendi que se Jesus fazia sentido, eu deveria segui-Lo. Este é o ponto da coerência que também um dia aconteceu na vida do apóstolo Pedro: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus”João 6.68-69
Sei perfeitamente das dificuldades que podem surgir em nossa mente. Sei que podemos questionar a justiça de um Deus que se levanta para dizer que somos pecadores, quando nenhum de nós pediu para nascer e muito menos nascer já propensos a pecar e ser condenados por Ele. Contudo, ao pensar assim, temos que considerar um fato: O pecado é real tanto quanto a própria vida. Pela experiência universal da humanidade, a única forma de não pecar seria então não existir. Diante desse fato, eu decidi aceitar minha existência tal como ela se apresentava, encarar os fatos de frente e assumir a responsabilidade pelo rumo que a minha vida deveria tomar. 
Talvez muitos se sintam seguros mesmo vivendo na dúvida.  Talvez muitos consigam viver bem mesmo diante da realidade do pecado e da morte. Talvez muitos ainda se iludam a respeito da própria integridade e a respeito da bondade humana. Eu não consegui essa façanha. Quando entendi que Deus para ser Deus só poderia ser santo, compreendi também que um pecador como eu não poderia argumentar qualquer justiça própria diante dEle.   Sabia que poderia resistir a esse fato, que poderia me rebelar, que poderia se quisesse tirar minha própria vida ou jogá-la fora, mas não era essa a minha intenção e não foi essa a minha opção.    Por isso, ao compreender que Jesus viveu de um modo absolutamente inatingível para mim e ainda assim morreu pelos meus pecados, eu entendi também que já não tinha mais desculpas para resistir ao Seu chamado. Onde eu encontraria um gesto de amor tão desmedido? Onde encontraria uma porta tão escancarada? A conversão não anula a busca dos demais conhecimentos; a conversão não impede que eu me utilize das tantas coisas boas que a ciência põe à minha disposição, porém a minha alma só achou descanso em Jesus. 
Prezado leitor: Há poucos dias passei por uma cirurgia. Saí do Hospital fascinado com os recursos da medicina. Louvo a Deus pelos médicos e outros profissionais que me assistiram, porém, caso eu tivesse partido, não estava nas mãos de nenhum deles o meu destino eterno. Estou feliz por estar aqui e estar bem. Estou feliz por que reconheço a vida como um dom de Deus. Porém aqui ou além, eu já entrei no rio. Não sei que diferença faria isso para você. Para mim, faz toda a diferença!
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br