Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
O CAMINHO DO DESERTO
Por: Pr. Gustavo Erthal
27/06/2022

 

“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.”
(Oséias 2.14)

O deserto na tradição cristã é muito mais do que um lugar físico ou geográfico, de terras áridas e quentes. É um lugar de solitude e revelação, um estado de alma, onde somos confrontados com perguntas profundas e entendemos o que é essencial para a vida. O deserto é o caminho que todo filho de Deus atravessa na sua peregrinação de fé. Por ele passaram Abraão, Moisés, Elias, Paulo e o próprio Jesus. Ali naquela terra seca e estéril, o próprio Deus os conduziu para falar-lhes ao coração e forjá-los para uma missão.

As formas como somos conduzidos para o deserto podem ser as mais variadas, seja através de doenças, necessidades, perdas ou fracassos; mas é ali nesse lugar que Deus trata profundamente de nosso caráter e fala pessoalmente a nossa alma. Privados de qualquer regalia e conforto, ali contaremos com a provisão divina para as necessidades e não para os desejos indisciplinados da nossa natureza; aprenderemos a viver com o mínimo possível, pois é assim que o Senhor vai mostrando que a presença d’Ele é suficiente.

A nação de Israel passou pela experiência do deserto ao sair da escravidão do Egito. Aquele caminho árido e seco era o lugar perfeito para aqueles corações serem provados em sua fé e dependência do Senhor e ao mesmo tempo saírem com uma revelação maior do grande Eu Sou. As lições foram duras e repetidas diversas vezes, pois os israelitas demoraram a confiar na fidelidade de Deus; questionaram a bondade e amor d’Ele, afrontaram ao Criador com suas intermináveis cobiças e renderam-se muitas vezes a incredulidade.

Mas como um pai que ensina seu filho pequeno, Deus foi paciente com eles no processo, “tomava-os nos seus braços, ensinando-os a andar e os curava”. (Oséias 11.3) O processo era lento, repetitivo e muitas vezes estagnava, mas o Senhor estava disposto a cuidar de seu povo.

Hoje somos nós atraídos por Deus ao deserto para que Ele nos fale ao coração e se revele. E é nesse lugar de revelação da natureza e caráter de Deus, como também de desnudamento do nosso ser que vemos quem somos. A manifestação divina acontece quando menos esperamos e aquilo que é tocado por ela torna-se santo, sagrado e com um propósito, assim entendemos que tudo o que existe é para a glória de Deus e seus desígnios.

PREZADO LEITOR: Ouça as palavras de Deus ditas através de Moisés: “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor te Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os teus mandamentos. Ele ter humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem os teus pais conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor, viverá o homem” - (Deuteronômio 8.2-3).  O caminho no deserto tem o propósito de nos levar a uma dependência maior de Deus, tornar-nos maduros e conhecedores das promessas eternas. Permita-se ser conduzido nessa jornada pelo Senhor e desfrute da companhia d’Ele em todos os momentos.

Pr. Gustavo Erthal

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br