Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
A SOCIEADE DO CANSAÇO
Por: Pr. Gustavo Erthal
28/05/2021

 

Algum tempo atrás, li o livro “A Sociedade do Cansaço” do teólogo e filósofo Byung- Chul Han, onde ele descreve com precisão que nossa sociedade atual está se tornando uma sociedade do cansaço. O ser humano tornou-se o seu próprio senhor e ao mesmo tempo agressor, explorando a si mesmo com inúmeras tarefas e atividades que o levam ao esgotamento psicológico e físico. Há um excesso de estímulos e informações que nossa atenção fica dividida e não absorvemos ou vivenciamos nada profundamente. O autor então diz que “são necessárias correções quanto ao caráter da humanidade para fortalecer a contemplação.”

 

Contemplar é lançar um olhar demorado e contínuo sobre uma mesma coisa; habituar os olhos ao descanso, paciência e à atenção profunda. Mas quem de nós está realmente fazendo uma pausa em meio as atividades diárias, para aquieta-se e desfrutar da criança que brinca cheia de vida diante de si, das flores e pássaros ao seu redor, do pôr do sol? Qual o cristão que se silencia diante de Deus para contemplá-Lo em sua Palavra, antes de despejar sua lista de pedidos?

 

No Evangelho de Lucas, vemos Jesus indo a casa das irmãs Marta e Maria (Lucas 10.38-42). Diz o texto, que Maria se assentou aos pés de Jesus para ouvir seus ensinamentos, enquanto Marta, agitada e ansiosa, ocupava-se em muitos serviços. O Senhor corrigiu a atitude de Marta, não por fazer suas atividades, mas por suas prioridades invertidas, esquecendo que o relacionamento era mais importante do que o serviço prestado a Ele. Sim, há tempo de servir e trabalhar, mas também há o momento de parar, aquietar-se e contemplar a Deus. Bem- aventurados os equilibrados!

 

Enquanto exercia seu ministério aqui na Terra, Jesus era alguém com muitas atividades e pressões, porém mesmo assim sabia tirar tempo para orar, tempo para assentar-se e comer com seus discípulos. Era um contemplador da criação de Deus, incentivando os seus ouvintes a dar uma atenção profunda e demorada aos lírios do campo e aos pássaros que voavam, tirando das coisas comuns, lições espirituais para vida.

 

Nossa sociedade adoece pela falta de descanso e repouso, mas a força verdadeira para enfrentarmos tantos desafios e adversidades que estão diante de nós vem da fé no Senhor e sua Palavra, que nos chama a repousar n’Ele: “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes” (Isaías 30.15).

 

Prezado leitor: Muitos estão confusos sobre a maneira certa de orar, de aprofundar a sua comunhão com Deus. Ouvem tantas coisas e métodos, que parece ser difícil um andar com o Senhor. Quando isso acontecia comigo, eu me voltava a simplicidade das Escrituras, que me

revelavam a pessoa do meu Salvador, alguém que queria mais relacionamento do que fórmulas e métodos para agradá-lo e servi-lo; assim as coisas se tornavam mais fáceis e leves. É isso que a Palavra e Deus nos propõe: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.  (Hebreus 4.16)

(Pr. Gustavo Erthal)

 

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br