Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
A REALIDADE E A REALIDADE DA FÉ
Por: Pr. Armando Paulo Castoldi
08/01/2021

 

               Não podemos explicar a existência do ser humano meramente através de conceitos biológicos. A simples possibilidade de refletirmos sobre nós mesmos, já nos colocaria num nível muito acima do mundo natural. Porém, numa dimensão ainda mais elevada, existe em nós um poder que opera na esfera do inalcançável aos sentidos naturais: a fé!  Por isso, se queremos viver integralmente a nossa realidade humana, precisamos considerar que a fé também precisa fazer parte dos nossos cálculos.

               Poderíamos dizer que sabedoria é o pleno domínio das realidades visíveis; a capacidade de nos movermos com sucesso dentro de um mundo concreto, dentro das possibilidades e limites que se nos apresentam. Porém, se considerarmos aquilo que somos na plenitude do nosso ser, a verdadeira sabedoria consiste em olhar o mundo de uma maneira bem mais ampla, levando em conta que além dos limites do mundo físico, nós podemos contar com o poder de Deus, agindo em nossas vidas através da fé.

                 Quando vivemos em tempos tranquilos, quando nossa saúde está em ordem, e o mundo ao nosso redor em paz, é fácil dizer que temos fé. Mas a verdadeira fé, é provada na adversidade. Se atentarmos paras os milagres registrados na Bíblia, tanto no Antiga quanto na Nova Aliança, vemos que a grande maioria deles se operaram exatamente em meio a grandes dificuldades: guerra, fome, sede, doença, tempestade, morte. E quase sempre, os milagres que Jesus realizou foram respostas à fé, quando fazia questão de dizer: “A tua fé te salvou”. E, quando não, repreendia a incredulidade dos próprios discípulos: “Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança” (Mateus 8.26).

               Deus, na verdade, não precisa da nossa fé para operar milagres, mas, por que a dimensão da fé faz parte da natureza com a qual fomos por Ele criados e, por que é pela fé que estabelecemos um relacionamento efetivo com Ele, é obvio esperar que Ele queira usar as circunstâncias negativas, para que entendamos que nem a realidade na qual nos movemos é apenas aquilo que se mostra ser e, que nem nós mesmos estamos limitados unicamente aos recursos que parecem estar em nossas mãos. É assim que estabelecemos um relacionamento com Deus. É assim que crescemos espiritualmente. É assim que desenvolvemos mais completamente a nossa verdadeira humanidade. É assim que podemos enfim, experimentar que o possível de Deus se realize diante do nosso impossível.

               Prezado leitor: Apesar das ameaças que pairam nos ares do novo ano que inicia, precisamos olhar para as circunstâncias como um ano no qual poderemos avançar para uma nova dimensão de vida, ampliar o nosso olhar e, criar pela fé, aquilo pode parecer impossível. Sim, as perspectivas não são boas, mas eu o desafio a elevar o seu olhar para essa realidade que está além do mundo visível: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1). Assim, que cada dificuldade, seja de que ordem for, o desafie a buscar a Deus, a conhecê-Lo mais, e a viver as realidades que a  fé irá produzir. Deus o abençoe!

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!        

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br