Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
PERFECIONISMO E GRAÇA
Por: Pr. Armando Castoldi
03/07/2016
PERFECCIONISMO E GRAÇA Se é verdade que quando nos preocupamos demais com o que está longe acabamos tropeçando naquilo que está perto, o oposto também é verdadeiro. Uma pessoa detalhista demais, perfeccionista demais, acabará perdendo o melhor da vida. Por isso, o sábio rei Salomão já advertia: “Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que destruirias a ti mesmo?” (Eclesiastes 7:16) De fato, apesar do perfeccionista ser quase sempre ser uma pessoa destacada, suas atitudes criarão muitos problemas para si mesmo e para os que o cercam. Por isso, apesar ter conotações de virtude, o perfeccionismo é na verdade um grave defeito, porque reduz drasticamente a visão da vida. Se alguém pensa que através desse caminho poderá alcançar a perfeição, está redondamente enganado, por que o perfeccionismo olha obstinadamente para um único ponto e, por causa desse ponto, muitas vezes insignificante, se torna cego para quase tudo o mais que gravita ao seu redor. O perfeccionista provavelmente conquistará uma reputação por suas obras, mas terá dificuldade de manter relacionamentos significativos. Esse desvio de conduta pode ser percebido numa dona de casa obstinada por limpeza, num pai demasiadamente rígido na educação dos filhos, num empresário excessivamente exigente com os seus empregados, e, evidentemente nos líderes religiosos exageradamente legalistas. É assim que o perfeccionismo, parecendo às vezes revelar um espírito zeloso e idealista, é quase sempre a expressão de um coração solitário e carente, incapaz de trabalhar com as próprias fraquezas. Mas e quanto à perfeição? E quanto ao mandamento de Jesus, quando diz: “ Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”? (Mateus 5:48) Bem, isso é outra coisa, muito diferente! A busca da perfeição deve ser, sem dúvida, um alvo desejável, porém requer antes de tudo, um olhar humilde sobre a condição humana, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23); essa realidade desfavorável que nos coloca a todos no mesmo barco, sem grandes privilégios pessoais, porque diante da complexidade e da instabilidade de quase tudo, é muito difícil saber se alguém está de fato em vantagem sobre outro. Prezado leitor: Todos nós, em maior ou menor grau, exigindo mais de nós mesmos ou dos outros, somos vítimas do perfeccionismo. Por isso, conscientes da inescapável corrupção que permeia este mundo decaído, temos somente uma saída possível: a graça de Deus! Sim, é somente na graça de Deus que a nossa alma encontrará verdadeiro descanso; é somente pela graça de Deus que podemos nos libertar do fardo de tentar nos salvar às próprias custas; é somente pelo reconhecimento da graça de Deus sobre nós mesmos que podemos ter um olhar de misericórdia sobre os outros e começar finalmente ensaiar os primeiros passos rumo à verdadeira perfeição, a imitação de Cristo: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. ( 1 Coríntios 3:18) JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br