Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
TEMPOS E SINTONIAS
Por: Pr. Armando Castoldi
24/05/2016
TEMPOS E SINTONIAS É bem conhecida a passagem bíblica que relata a ressurreição de Lázaro, amigo de Jesus, irmão de Marta e Maria. Bem, Jesus não estava presente quando Lázaro morreu, chegando somente no quarto dia. E, foi nesse espaço de tempo, quando os discípulos nem imaginavam o que ocupava a mente de Jesus, que se deu o seguinte diálogo: “Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava. Depois, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judeia. Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá? Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. Isso dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo”. (João 11:6-11) O episódio acima demonstra o desnível de compreensão entre quem possuía a visão espiritual e aqueles que discerniam as coisas apenas com o entendimento racional. Creio que Jesus usa essas figuras de linguagem, para não despertar mais incertezas no coração dos discípulos, pois eles ainda não raciocinavam na Sua lógica; ainda não conseguiam conectar direito o mundo concreto às realidades espirituais. É essa lógica que dificulta muitas vezes a compreensão das próprias Escrituras: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente”. ( 1 Coríntios 2:14). Porém tudo o que Jesus fazia, tudo o que Ele falava, gravitava inevitavelmente por essas duas dimensões da vida: Aquilo que enxergamos e aquilo que está além dos nossos olhos físicos. Parece mesmo que nada é somente aquilo que percebemos e não raras vezes sequer percebemos corretamente a realidade concreta. Senão, vejamos: No tempo “kronos” aquele era um dia comum, no tempo “Kairós” era um tempo de intervenção divina; no tempo “kronos” os discípulos simplesmente caminhavam para a judeia, no tempo “kairós”, Jesus preparava um grande milagre; no tempo “kronos”, os discípulos sentiam-se inseguros ao voltar para a Judeia, no tempo “kairós”, Jesus caminhava em plena luz. Refletindo sobre isso, perguntei: Existe alguma prova mais ou menos segura através da qual podemos avaliar nossa habilidade de lidar com esses dois mundos? É possível saber, ao menos em alguma medida, o nosso grau de progresso espiritual? Creio que a resposta está bem clara nas palavras de Jesus: “Se alguém anda de dia, não tropeça”. Sim, o nosso progresso é revelado pelo quanto ainda tropeçamos, pois as nossas inadequações ao tempo “kronos”, nada mais são do que a prova da nossa inabilidade de lidar com o tempo “Kairós”. PREZADO LEITOR: Como está sua vida? Quanto a mim, é frustrante admitir que deveria ter progredido mais. Por outro lado, é libertador reconhecer tão claramente, que a sintonia do meu tempo com o tempo de Deus, depende exclusivamente do meu grau de intimidade com Jesus e isso, só depende de mim: “De novo lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. (João 8:12) JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br