Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
SIGNIFICADOS
Por: Pr. Armando Castoldi
19/04/2016
Às vezes os crentes são acusados de falar uma linguagem que o “mundo” não compreende. Duas palavras especialmente costumam causar essa estranheza. A primeira delas é a própria palavra “mundo”, pois na linguagem do Novo Testamento, mesmo carregando o significado comum, como descrição do universo físico, é utilizada também como sinônimo do curso da História humana dominado pelo pecado. Jesus, em sua oração sacerdotal, registrada no capítulo dezessete do Evangelho de João, pediu ao Pai que guardasse os discípulos, por que eles “estavam no mundo”, mas “não eram do mundo”. Em ambos os casos, “kósmos” é o termo grego utilizado. “Carne”, é outra palavra que traz essa controvérsia, pois também no Novo Testamento o termo grego “sarkikós” é utilizado em seu sentido mais comum, como substantivo que descreve a essência da vida física, e também como adjetivo que qualifica uma conduta pecaminosa, quer seja o pecado concretamente consumado no plano físico, ou quer aconteça apenas na mente, como a cobiça ou a lascívia. Uma passagem bíblica, coloca tudo isso em termos bem claros: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.” (Efésios 2:1-7) Assim, por mais estranho que possa parecer, na linguagem do crente, quem “está na carne” e quem “é do mundo”, ao contrário de significar que está vivo, está morto. Foi exatamente esse conceito que Jesus fez questão de esclarecer a um mestre da lei em Israel, que ainda não compreendia esse conceito: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”. (João 3:3-6) Prezado leitor: Há palavras que possuem sentido ambíguo e que necessitam de conhecimento específico para serem corretamente compreendidas, porém há outras, que até mesmo um jogo semântico denuncia o seu significado: Carnaval, é simplesmente o “aval da carne” e, no sentido bíblico, “aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Romanos 8:8) *É simples assim! JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br