Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
SÍNDROME DE EMAÚS
Por: Pr. Armando Castoldi
26/11/2015
SÍNDROME DE EMAÚS Quero descrever um dos episódios bíblicos mais reveladores a respeito da natureza humana, que está registrado no Evangelho de Lucas: “Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as cousas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversaram e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém chamado Cléopas, respondeu dizendo: És único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já o terceiro dia desse que tais cousas sucederam. É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo; e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmaram que ele vive. De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram. Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante. Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles. E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles, os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão! Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão”. (Lucas 24:13-35) Interessante que aquele a quem os dois discípulos de Emaús questionaram se era o único que ignorava os últimos acontecimentos, ironicamente era o único que realmente sabia tudo quanto estava acontecendo. Era o próprio Jesus! É que eles, os dois discípulos, estavam “como que impedidos de o reconhecer”. Ora, diante de tantas tragédias ecológicas e humanas que estão acontecendo, precisamos cuidar para não sermos também acometidos pela “síndrome de Emaús”. Por que esqueceram tão facilmente as Escrituras? Prezado leitor: Apesar de tudo aquilo que os fatos do mundo visível parecem dizer, nada está fora do controle de Deus. Assim como tudo o que estava escrito a respeito de Jesus até o momento histórico da Sua morte e ressurreição se cumpriram literalmente, nenhuma das profecias relacionadas ao futuro cairá no vazio. Muitas dessas profecias estão hoje se cumprindo diante dos nossos olhos mas para discernir o mundo espiritual, precisamos de intimidade com Jesus; precisamos dizer: “Fica conosco!”; precisamos nos assentar à mesa e participar com Ele do partir do pão. É assim que o nosso coração arderá ao ouvir a sua voz e é assim que finalmente os nossos olhos se abrirão! JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br