Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
VIRTUDES QUE TOCAM O CORAÇÃO DE DEUS
Por: Pr. Armando Castoldi
28/02/2014

 

Quero hoje falar sobre relato bíblico muito conhecido: “Entrando Jesus em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo das aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19.1-10.
Embora a porta da salvação esteja aberta a todos, parece que Deus “escolhe a dedo” algumas pessoas. Um exemplo entre os mais evidentes é Paulo, o grande apóstolo dos gentios, que manifestou pela causa de Cristo o mesmo zelo que manifestava antes, quando era seu feroz perseguidor. Também Zaqueu certamente foi uma dessas pessoas, tornando-se um dos mais lindos exemplos de conversão registrados nos Evangelhos. Que virtudes podemos destacar na vida de Zaqueu?    
1º)Uma autoestima bem resolvida: Como cobrador de impostos, odiado pelo povo e ainda sendo de pequena estatura, é de admirar que tenha se permitido um comportamento tão vulnerável. Mas Zaqueu mostrou-se um homem resolvido, que não estava preocupado em parecer ridículo. Quem não se aceita, rebela-se contra o Criador, bloqueia seu potencial, desperdiça oportunidades e acaba alimentando uma infinidade de sentimentos destrutivos: Insatisfação, inveja, ciúme, ressentimento. Uma boa autoestima é o princípio da gratidão e da própria felicidade;
2º)A determinação para alcançar seus objetivos: Nenhuma barreira foi suficiente para detê-lo. Ele queria ver quem era Jesus, e viu!  A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que mesmo tendo falhas em seu caráter, pagaram o preço para buscar seus sonhos. Mas o que Deus poderá fazer com pessoas acomodadas, preguiçosas, letárgicas? Quem possui objetivos e determinação, torna-se mais hábil, mais criativo e toca, sim, o coração de Deus: “Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”Mateus 7.8;
3º)A prontidão para aceitar novos desafios: Mesmo surpreendido pelo convite inesperado de Jesus, Zaqueu não titubeou: Desceu a toda pressa da árvore e com alegria abriu as portas da sua casa. Às vezes nós pensamos demais, racionalizamos demais, fazemos cálculos demais e quando acordamos dos nossos devaneios, “o cavalo que passava encilhado”, passou! Zaqueu entendeu que aquela era uma oportunidade única;
4º)A disposição para quebrar paradigmas: Paradigmas são aqueles conceitos estabelecidos. E havia dois paradigmas sobre a vida de Zaqueu: O primeiro era que todo cobrador de impostos era ladrão; o segundo, que todo rico quer ficar cada vez mais rico. Zaqueu, percebendo o estavam colocando numa “caixinha” da qual não poderia sair, na sua agilidade mais uma vez saltou na frente e naquela mesma hora resgatou sua honestidade e no mínimo, tornou-se metade menos rico. Que exemplo! Como Deus se agrada de pessoas que estão dispostas a quebrar seus paradigmas.
Prezado leitor: Diante de tudo isso, qual foi a declaração de Jesus? “Hoje, houve salvação nesta casa”. As virtudes de Zaqueu o levaram ao encontro da salvação. Sim, pois mesmo a graça mais abundante, se torna inerte diante dos indiferentes.
JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!
COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br