Comunidade Cristã | Encantado, 27 de agosto de 2024
DESPENSEIROS DE DEUS
Por: Pr. Armando Castoldi
01/12/2012

 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. (1 Pedro 4.10)

O texto bíblico acima é uma exortação do apóstolo Pedro aos cristãos primitivos, a fim de que ministrassem mutuamente os dons espirituais não como proprietários, mas como administradores dos bens divinos.  A palavra despenseiro vem do grego “oikonómos”, a qual no português também deu origem à palavra  “ecônomo”.

É claro que o contexto propõe uma aplicação bem específica, entretanto, nesta manhã de terça-feira, fiquei imaginando como seria o mundo se todos tivessem essa compreensão.  Afinal, o que de fato nos pertence?  O autor de Eclesiastes diz: “Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre – Eclesiastes 1.4.  Ora, ainda que alguém suba na mais alta montanha, fixe seus olhos na linha do horizonte e sinta-se na condição de poder dizer que  tudo o que seus olhos veem  lhe pertence, o que isso mudaria? Um dia, que talvez chegue bem mais cedo do que imagina, alguns centímetros  de terra serão suficientes para cobrir seu fétido cadáver.  Quantos olhos já contemplaram com o mesmo sentimento de posse as coisas que hoje declaramos nossas?  E no entanto, tudo sempre esteve à nossa disposição: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”Gênesis 2.15.  Desde o princípio Deus quis nos dar o melhor, contanto que compreendêssemos a nossa condição. Porém, incitados pela cobiça, distorcemos tudo.

E essa distorção é tão gritante, que tem afetado todas as áreas da vida. Usamos o nosso corpo como se a ninguém tivéssemos que prestar contas; usamos as pessoas como se fossem nossas; usamos todos os bens da criação como se fossem nossos; usamos o espírito, o sopro divino que Deus colocou em nós, para adorar toda sorte de ídolos.  Aliás, o grande sonho da presente geração é banir Deus das suas cogitações.  A sociedade secular quer finalmente assumir sua total independência. O nome de Deus já  foi banido dos tribunais e das escolas;  o casamento já não precisa da Sua bênção e, até das cédulas do dinheiro, que bem ou mal é o símbolo da provisão, já não querem mais a menção do Seu nome.  Mas será que Deus será pego de surpresa? Evidente  que não! “Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e o seu ungido, dizendo: “Rompamos os seus laços e sacudamos as suas algemas.  Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles.  Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá”Salmo 2.1-5. 

Como tudo seria bem mais simples, mais leve, mais seguro, mas coerente, mais empolgante, mais grandioso, infinitamente mais digno se simplesmente o homem compreendesse o lugar e deixasse o seu espírito se deliciar com a glória de ser tão somente despenseiro do único e onipotente Criador.  

Prezado leitor: Se você concorda comigo, convido-o a fazer suas as palavras do salmista: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade. Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador. Quanto contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda terra é o teu nome”Salmo 8.1-9.

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

COMUNIDADE CRISTÃ
Culto: Domingos as 19h30min
Jovens: Sábados as 19h30min
Encontro de Oração: Sextas as 20h

Atendemos pelo e-mail contato@ccencantado.com.br
- Info. sobre reuniões de células
- Aconselhamento
- Esclarecimento bíblico
NOVIDADES
09/05/2020
               Não &e ... Leia Mais
COMUNIDADE CRISTÃ DE ENCANTADO/RS | TELEFONE: (51) 3751-1369 | EMAIL: contato@ccencantado.com.br